17 de abril de 2021 Atualizado 00:20

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ÁGUA

Obra do DAE atrasa e interligação do novo ponto de captação não é concluída

Serviço estava previsto para acabar às 18 horas da segunda, mas avançou a madrugada desta terça-feira

Por André Rossi

02 mar 2021 às 00:21 • Última atualização 02 mar 2021 às 00:45

A obra de interligação da nova captação de água bruta do Rio Piracicaba, em Americana, não foi concluída. Iniciado pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) às 4 horas da madrugada desta segunda-feira (1º), o serviço estava previsto para acabar às 18 horas do mesmo dia, mas avançou a madrugada desta terça-feira (2).

O motivo exato do que está causando o atraso de mais de 6 horas não foi confirmado pela prefeitura. Às 23h50 desta segunda, a assessoria de imprensa do Executivo disse que iria apurar a situação e poderia se manifestar nesta terça-feira.

Obra não foi concluída pelo DAE durante toda esta segunda-feira – Foto: Prefeitura de Americana / Divulgação

Informações iniciais apuradas pela reportagem davam conta de um problema na parte de solda. A interligação da captação à adutora é executada por equipe técnica do DAE.

Por volta das 16h45, a prefeitura divulgou que o serviço estava ocorrendo “dentro do cronograma previsto”. Naquele momento, eram feitas as soldagens das peças de transição, que corresponderiam à “terceira fase”; as posteriores não foram detalhadas pela autarquia.

Por conta da interligação, a captação de água na cidade teve de ser suspensa. Uma vez concluída a obra, a previsão do departamento é de que a distribuição da água nos bairros seja normalizada em até 72 horas.

A programação do DAE previa que isso ocorresse até quinta-feira (4). Agora, no entanto, é necessário aguardar a conclusão do serviço para traçar uma previsão atualizada.

A obra em questão é fundamental para que a cidade possa aumentar a captação de água no Rio Piracicaba. No dia 13 de fevereiro, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) autorizou a ampliação da outorga do município de 1.050 para 1.300 litros d’água por segundo.

No início da manhã de segunda, o prefeito Chico Sardelli (PV) esteve no ponto de captação junto com seu vice, Odir Demarchi (PL). Eles citaram a importância da nova captação para “levar água em abundância para Americana”.

Nova tentativa
Essa é a segunda vez que a autarquia tenta fazer a interligação da nova captação de água bruta. A primeira ocorreu em 6 de outubro do ano passado, mas uma válvula apresentou problema e comprometeu a operação.

Conforme publicado pelo LIBERAL, a Construtora Artec, responsável pela execução da obra de interligação na oportunidade, afirmou que o DAE não seguiu o plano de montagem em 2020.

A empresa argumentou que a autarquia teria acionado prematuramente as bombas, o que provocou o rompimento da válvula. Foi necessário esvaziar a instalação, deixando a cidade sem água por quase 48 horas. 

A autarquia, por sua vez, negou a tese apresentada pela Artec, dizendo ainda que a empresa desmobilizou a equipe que atuava na obra, atrasando a retomada do abastecimento em mais de 12 horas.

Depois do episódio, a Artec fez os ajustes necessários na captação para realização da interligação. O serviço de segunda-feira é realizado apenas pelo DAE.

Publicidade