19 de abril de 2024 Atualizado 10:32

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ABASTECIMENTO

Obra de captação de água do Rio Piracicaba será entregue até outubro

Estrutura fica pronta mês que vem, mas testes operacionais são necessários antes de entrar em operação

Por

06 de agosto de 2020, às 08h45 • Última atualização em 06 de agosto de 2020, às 09h33

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana vai entregar até outubro a obra da nova captação de água bruta do Rio Piracicaba.

O trabalho está 90% concluído. O investimento é de cerca de R$ 20 milhões entre recursos do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e contrapartida da autarquia. 

Trabalho no Rio Piracicaba está quase concluído – Foto: Susy Coutinho / Prefeitura de Americana

De acordo com o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, a estrutura  fica pronta já no mês que vem. Porém, antes de colocá-la em funcionamento, é necessário uma série de testes operacionais.

A nova captação proporcionará maior constância à captação de água. Atualmente, a cidade possui uma unidade de tomada de água com capacidade para receber, no máximo, 1.050 litros de água por segundo, mas a maior parte do tempo trabalha abaixo.

A obra é potencializada pelo novo barramento de alçamento do Rio Piracicaba, que foi inaugurado no dia 30 de junho. A estrutura garante o funcionamento das bombas no ponto de captação, com elevação mínima de um metro em época de estiagem.

“Hoje, se nós não estivéssemos com o barramento funcionado, teríamos grandes dificuldades de captação porque o [nível] do rio baixou. É uma estiagem bastante severa. Se secar mais o rio ainda, passar dois metros cúbicos por segundo, Americana tem água ainda para abastecer”, afirmou Zappia.

Podcast Além da Capa
Entre tantos anúncios aguardados com ansiedade em relação à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a apresentação de uma vacina eficaz e produzida em larga escala, com capacidade de imunização de toda a população, seria o equivalente a um trending topic unânime ao redor do globo. O episódio do “Além da Capa” dessa semana atualiza o panorama local em relação à espera pelo imunizante.

Publicidade