O LIBERAL estreia coluna mensal Histórias de Americana neste domingo


Foto: Marcelo Rocha - O Liberal.JPG
Conteúdo será elaborado pelo grupo Historiadores Independentes de Carioba

O LIBERAL passa a publicar a partir deste domingo a coluna Histórias de Americana. Ela será veiculada uma vez por mês, sempre no segundo domingo de cada mês, no Caderno Cidades. O conteúdo será elaborado pelo grupo Historiadores Independentes de Carioba.

O professor de história e um dos pesquisadores do grupo, Jefferson Luis Rodrigues Bocardi, informa que a coluna abordará episódios e personagens que não estão na narrativa oficial da história de Americana. “Eles não são muito citados e nem lembrados, apesar de terem sua importância para o município”.

O grupo de historiadores também é responsável por visitas monitoradas ao Cemitério da Saudade, local que classifica como “museu a céu aberto” e tema da primeira coluna. “O cemitério é muitas vezes esquecido em função do tabu da morte e de crendices populares, mas na verdade é um local com arquitetura variada, artes sacras e muitos fatos históricos”.

Foi a partir das visitas, inclusive, que surgiu a ideia de fazer a coluna. Além de usar o próprio cemitério como fonte de consulta, o grupo também fez pesquisas em edições passadas do LIBERAL.

“O LIBERAL sempre teve esse compromisso de explorar e revisitar a história de Americana, sua cidade sede, porque entende que compreender o passado, até mesmo sob uma nova ótica, é importante para nosso presente e futuro. O conteúdo dos historiadores de Carioba se propõe a isso, a não nos deixar apagar o que já passou ou a revelar o que ficou obscuro”, diz o jornalista João Colosalle, editor-executivo do grupo.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!