28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Número de acidentes de trânsito cai 35% no semestre

Americana também teve queda de 36% nas mortes, segundo dados divulgados ontem

Por

21 de julho de 2020, às 08h33 • Última atualização em 21 de julho de 2020, às 19h34

O número de acidentes de trânsito em Americana caiu 35% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2019. Já a quantidade de óbitos teve redução de 36%.

Os dados são do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo) e foram divulgados nesta segunda-feira.

De acordo com as estatísticas, Americana teve 478 acidentes não fatais neste semestre. Fevereiro foi o mês que contabilizou mais colisões: 98.

Já em 2019, foram 731 registros no período, com 144 deles em abril. Apesar da redução, a cidade lidera a RPT (Região do Polo Têxtil) em números absolutos nos dois anos.

Movimento na Avenida Campos Salles ontem; pandemia “esfriou” necessidade de locomoção – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Enquanto isso, nove acidentes fatais foram registrados neste semestre em Americana, contra 14 de 2019. Seis dos óbitos deste ano aconteceram em rodovias: quatro na Anhanguera (SP-330) e dois na Luiz de Queiroz (SP-304).

Dentro do município, os óbitos foram registrados na Rua Gondim da Fonseca, no Jardim Nossa Senhora Aparecida, na Avenida Bandeirantes e na Avenida Europa.

Na visão do especialista em trânsito e professor de engenharia civil da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Creso de Franco Peixoto, a redução tem relação com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), pois “esfriou” as relações comerciais e sociais que demandavam locomoção.

“A redução tem todos os caracteres para se justificar pela influência na economia por conta da pandemia. Ato necessário por uma questão sanitária, mas um reflexo claro com relação a quantidade de acidentes fatais ou não fatais”, explicou Creso.

O LIBERAL entrou em contato com a prefeitura para repercutir os dados com representantes do setor de trânsito, mas não houve resposta até o fechamento desta edição.

Região
Na RPT (Região do Polo Têxtil), os acidentes não fatais caíram de 1887 para 1498 de um semestre para o outro, redução de 21%.

A única cidade que teve acréscimo na quantidade de colisões foi Hortolândia, que saltou de 216 para 235. Já Nova Odessa foi o município com menos casos: 74, um queda de 17% em relação ao ano passado, que teve 89 batidas.

Também houve recuo de 17% nos acidentes com óbitos na região: de 48 para 42.

Podcast Além da Capa
Nem mesmo a regressão de Americana e região para a fase vermelha do Plano São Paulo é capaz de resolver o problema da lotação de ônibus do transporte público em horários de pico. A teoria de que menos gente estaria em circulação não se confirma na prática. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter Leonardo Oliveira e apresenta reflexos regionais desse assunto.

Publicidade