18 de abril de 2024 Atualizado 22:58

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Primeiro teste

Decantadores evitaram desabastecimento após falha elétrica

Os novos decantadores, reformados e agora em funcionamento total, ajudam ao dar mais velocidade no tratamento e distribuição de água na cidade

Por João Colosalle

19 de julho de 2019, às 09h10 • Última atualização em 19 de julho de 2019, às 10h23

A Prefeitura de Americana divulgou nesta quinta-feira que a operação de quatro decantadores que foram reformados ajudou a manter o abastecimento de água no município após uma falha elétrica que exigiu que uma das ETAs (Estações de Tratamento de Água) fosse desligada.

Segundo o diretor do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Zappia, no momento do problema havia uma reserva de 22 milhões de litros que permitiu que o abastecimento continuasse enquanto os reparos eram feitos.

Foto: Divulgação / Susy Coutinho / Prefeitura de Americana
Sistema passou por reformas e atualização técnica desde janeiro deste ano

Os novos decantadores, reformados e agora em funcionamento total, ajudam ao dar mais velocidade no tratamento e distribuição de água na cidade.

O prefeito de Americana, Omar Najar, explicou que o trabalho que vem sendo feito no DAE permitirá projetar o consumo da cidade por muitos anos.

“Estamos trabalhando e investindo para que o DAE seja capaz de abastecer um município de até 400 mil habitantes. Além dos decantadores, ainda estamos investindo para a construção de cinco novos reservatórios, na troca de rede, na construção de uma nova captação e no aperfeiçoamento dos serviços de manutenção. Não tenho dúvidas de que esse investimento valerá à pena e servirá à nossa cidade por muitos anos”, disse o chefe do Executivo.

Até a entrega dos novos decantadores, eram distribuídos 80 milhões de litros de água por dia, aproximadamente. Com a reforma, a ETA passou a gerar mais 2 milhões de litros de água por dia, podendo, se necessário, chegar a distribuir até 90 milhões por dia, segundo a prefeitura.

Publicidade