25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Abastecimento

Novo reservatório deve regularizar abastecimento na região do Jardim Brasil

Centro de reservação com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros de água foi inaugurado nesta sexta-feira

Por

12 de dezembro de 2020, às 08h26

A Prefeitura de Americana inaugurou nesta sexta-feira (11) o Centro de Reservação CR-12, no Jardim Brasil, com capacidade para armazenar 2,5 milhões de litros de água. De acordo com o DAE (Departamento de Água e Esgoto), a nova estrutura deve regularizar o abastecimento nos dez bairros da região.

Com investimento de R$ 3,2 milhões em recursos próprios da autarquia, o projeto de ampliação incluiu a construção de um novo reservatório de aço vitrificado e revitalização do reservatório elevado. Um conjunto motobomba foi instalado e a casa de bombas já existente foi recuperada.

Nova estrutura deverá normalizar o abastecimento em dez bairros – Foto: Suzy Coutinho / Prefeitura de Americana

De acordo com o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, o sistema anterior foi construído na década de 1980 e estava defasado. O reservatório antigo tem problemas estruturais e a autarquia ainda estuda o que será feito com a instalação.

“Foi necessária a construção de um outro [reservatório] para que a gente possa fazer uma avaliação mais efetiva do reservatório antigo, se ele pode ser recuperado efetivamente ou não”, disse Zappia.

A promessa do DAE é de que o CR-12 vai “dar conta” do abastecimento na região, que frequentemente sofre com problemas de desabastecimento.

“Como o bairro cresceu de uma forma muito aleatória, pouco programada, alguns pontos ficavam sem abastecimento, embora outros não tenham problema”, explicou Zappia.

“A forma de concepção desse novo reservatório, a posição que ele foi construído, faz com que a gente consiga distribuir água de forma mais correta, efetiva, e com isso a população como um todo vai ter condição de receber água”, afirmou o superintendente.  

O novo reservatório irá atender os bairros Jardim Brasil, Antônio Zanaga I e II, Jardim Nossa Senhora Aparecida, Residencial Praia dos Namorados, Loteamento Ind. Abdo Najar, Parque Primavera, Jardim Santa Eliza, Jardim Novo Paraíso e Iate Clube de Americana.

O CR-12 é abastecido pela subadutora SA12, que foi inaugurada no início de novembro. A tubulação também é responsável por levar água para outros dois sistemas de reservação: o CR-14, da Praia Azul, e o CR-13, da Chácara Letônia.

De acordo com o prefeito, Omar Najar (MDB), o CR-13 será inaugurado pelo DAE nos próximos dias. A unidade terá capacidade para 2,5 milhões de litros de água.

“Esse reservatório [Letônia] vai atender a região da Praia Azul e dos Namorados. Vamos em frente, sempre pensando no melhor para nossa cidade”, comentou o prefeito.

Publicidade