23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Novo pronto-socorro do HM levará o nome de Luiza Tebaldi

Anúncio foi feito pelo prefeito Omar Najar durante entrega da obra do novo espaço na manhã desta sexta-feira

Por Leonardo Oliveira

07 de fevereiro de 2020, às 11h50 • Última atualização em 07 de fevereiro de 2020, às 18h44

O novo pronto-socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, levará o nome de Luiza da Motta Tebaldi, esposa do ex-prefeito. O anúncio foi feito pelo atual chefe do executivo, Omar Najar (MDB), durante a cerimônia de inauguração do PS.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

“É uma surpresa muito agradável. Nós denominamos esse pronto-socorro Luiza da Motta Tebaldi. Esse projeto está sendo enviado agora para a câmara para ser aprovado e eu tenho certeza que os vereadores vão votar. É um orgulho”, disse Omar.

Heloísa Tebaldi, filha do casal, se emocionou durante o anúncio e também discursou. “Em nome de minha família, agradeço a todos pelo acolhimento carinhoso, na certeza que a obra do Hospital Municipal e o nosso pronto-socorro continuarão com a marca de Luiza e Waldemar Tebaldi, que é o atendimento gratuito e de qualidade a população de nossa querida cidade de Americana”, destacou.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Quem foi Luiza Tebaldi?

Nascida em 6 de março de 1926, no Rio de Janeiro, ela conheceu Waldemar em 1944 e casou-se com ele dois anos depois. Quando Tebaldi assumiu a Prefeitura de Americana pela primeira vez, em 1977, Luíza foi chamada para ser diretora do Departamento de Promoção Social, Habitação e Saúde.

Foto: Marcelo Rocha-O Liberal (2)
Inauguração do novo Pronto-Socorro do HM de Americana

Contribuiu para a implantação dos conjuntos habitacionais Antônio Zanaga e Jardim Nossa Senhora Aparecida (Profilurb). Na segunda gestão, a partir de 1989, foi diretora do mesmo departamento e atuou ainda como presidente do Fundo Social de Solidariedade e da Fusame (Fundação Saúde de Americana).

Neste período, desenvolveu programas de hortas comunitárias no Zanaga, Jardim Nossa Senhora Aparecida e Jardim Alvorada. Além disso, implantou o programa de atendimento a terceira idade. Na terceira gestão (1997-2000), acumulou a presidência na Fusame e no Fundo Social de Solidariedade com a Secretaria de Promoção Social e Habitação.

Foto: Marcelo Rocha-O Liberal (25)
Inauguração do novo Pronto-Socorro do HM de Americana

Na área de habitação, durante três gestões de Waldemar Tebaldi, foram construídas quase dez mil casas populares. As informações constam em um projeto de Lei de 2001 que deu a Luiza Tebaldi o título de cidadã americanense naquele ano. Ela faleceu no dia 15 de maio de 2005. Na ocasião, o ex-prefeito Erich Hetzl decretou luto municipal de três dias, “considerando os relevantes serviços públicos prestados à população como cidadã altruísta”.

Publicidade