20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

Novas vereadoras exaltam maior representatividade feminina em Americana

Pela primeira vez, Câmara de Americana terá três mulheres atuando em uma legislatura

Por

17 de novembro de 2020, às 08h25 • Última atualização em 17 de novembro de 2020, às 10h51

As três vereadoras eleitas na Câmara de Americana exaltam a maior representatividade feminina para a legislatura 2021-2024. É a primeira vez na história do legislativo local que três mulheres foram eleitas. Até então, o máximo registrado foram duas.

Nathalia Camargo (Avante) – Foto: Divulgação

Com 1.350 votos, a advogada Nathália Camargo (Avante) se disse aliviada por ter conseguido se eleger neste ano. Em 2016, mesmo sendo a quarta candidata mais votada, ela ficou de fora porque a coligação no qual seu partido estava, o DEM, não atingiu o quociente eleitoral. Neste ano, não houve coligações para vereadores.

“Nós queremos representar sim as mulheres lá dentro. Com certeza as outras duas também tem esse pensamento. Nós sempre tivemos pouquíssima representatividade na câmara e é a primeira oportunidade com mais mulheres. Com certeza teremos essa voz mais ativa”, projetou Nathália.

Já Juliana Soares do Nascimento, a Professora Juliana (PT), disse que o fato de três mulheres terem sido eleitas é uma “conquista para a cidade”. Uma das pautas que ela pretende defender no Legislativo é a implantação de uma Procuradoria Especial da Mulher.

“Para tornar essa representação uma coisa institucional. Que exista um espaço mesmo de busca sistemática das demanda das mulheres na cidade. Para que todos os vereadores se referenciem nessa procuradoria para elaborar as proposituras de maneira geral”, explicou Juliana.

Professora Juliana (PT) – Foto: Ernesto Rodrigues / O Liberal

A nova vereadora se disse otimista com a possibilidade de conseguir implementar o projeto em virtude das duas outras parlamentares. No entanto, sabe que haverão pensamentos ideológicos distintos dentro da câmara.

“São mulheres de tendências político-ideológicas diferentes e eu sempre pensei muito isso. Essa coisa da questão identitária, da mulher, do negro, do LGBT, são importantes, mas não podem se sobrepor a questão de classe. Eu carrego a responsabilidade de pautar essas demandas das mulheres mais à esquerda”, disse Juliana.

Leonora Périco (PDT) – Foto: Arquivo / O Liberal

Das três eleitas, apenas Leonora da Silva Perico (PDT) já foi vereadora. Ela se elegeu para o cargo em 2008 e foi reeleita em 2012, se tornando a primeira mulher da história do município a conseguir tal feito.

“É motivo de muita honra estar voltando para a câmara e por ter agora mais duas mulheres”, disse Leonora.

Partidos
Dos 13 partidos da atual legislatura, três deixarão de ter representantes em 2021: Pros, Patriota e Solidariedade.

O vereador Odair Dias (Pros) não disputou a reeleição. Já Welington Rezende (Patriota) concorreu para vice-prefeito e Kim (Solidariedade) como prefeito. As três siglas não conseguiram emplacar representantes.

Em contrapartida, dois novos partidos chegam na câmara: o Podemos, com Carlos Alexandre Vianna Soares, o Leco, e o Avante, de Nathália Camargo. As duas maiores bancadas são do PV e do PSDB, ambas com três parlamentares.

Os demais partidos que seguem presentes são MDB (com 1 vereador), Republicanos (2), Cidadania (1), PDT (2), PSL (1), PL (2), PT (1), e PTB (1). O número total de siglas caiu de 13 para 12.

Publicidade