25 de abril de 2024 Atualizado 09:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Golpe

Moradores de Americana têm WhatsApp clonado em golpe do anúncio

Vítimas anunciaram veículo na internet e estelionatários se passaram por representantes de sites para clonar as contas

Por Leonardo Oliveira

22 de janeiro de 2020, às 11h07 • Última atualização em 07 de junho de 2022, às 10h04

Dois moradores de Americana tiveram o WhatsApp clonado entre segunda e terça-feira (21) após terem digitado um código enviado a eles por SMS. Os estelionatários assumiram o controle das contas e pediram dinheiro para os contatos que estavam na agenda.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Em um dos casos, um operador de máquina de 35 anos depositou R$ 250 em uma conta, acreditando que o amigo, um construtor de 33 anos, estava passando por problemas financeiros. Só depois descobriu que se tratava de um golpe e registrou um boletim de ocorrência na CPJ (Central de Polícia Judiciária).

O construtor afirma que caiu no golpe depois que anunciou um veículo em um site. Uma pessoa, se passando por funcionário da plataforma online, mandou uma mensagem escrevendo que a vítima teria que digitar um código para confirmar a efetivação do anúncio.

Ao realizar o procedimento, o acesso ao aplicativo foi bloqueado e seus contatos começaram a receber as mensagens em seu nome, pedindo dinheiro. À exemplo do operador de máquinas, ele também registrou um boletim de ocorrência na delegacia.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

Em outro caso, um autônomo de 22 anos anunciou seu veículo em um site, conseguiu vendê-lo, mas não retirou o anúncio do ar. Em seguida, recebeu uma mensagem do estelionatário, que se passava por representante da plataforma, dizendo que precisaria digitar um código para tirar o anúncio da plataforma. Ao digitar, perdeu o acesso ao WhatsApp.

Publicidade