19 de abril de 2024 Atualizado 21:38

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Moradores de 108 bairros de Americana foram infectados pela Covid-19 de março e junho

Até maio, 54 bairros de Americana registravam moradores que haviam testado positivo para o vírus, que já infectou ao menos 398 pessoas e matou 23 pessoas na cidade

Por Marina Zanaki

28 de junho de 2020, às 08h05 • Última atualização em 06 de julho de 2020, às 13h04

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) já infectou moradores de, pelo menos, 108 bairros de Americana. Em abril, apenas 32 bairros registravam casos positivos da doença. Em maio, esse número saltou para 54. Hoje, é o dobro.

Clique aqui e confira os bairros que já tiveram registro positivo de coronavírus.

Até esta sexta-feira, a cidade contabilizava 398 infecções, das quais 303 foram curadas. Ao menos 23 moradores do município morreram desde março.

No mês de junho, os bairros com mais confirmações foram o Residencial Jaguari (13), Parque das Nações (10), Cidade Jardim (10) e Antônio Zanaga (9).

Rua Altamiro Carrilho, no Residencial Jaguari: com 15 casos, bairro aparece entre os mais atingidos – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Contudo, boa parte dos novos casos já está curada. O Jaguari teve, desde o início da pandemia, 15 casos confirmados. Desses, apenas três cumprem isolamento domiciliar e os demais estão curados.

Apesar do crescimento de casos neste mês nos bairros, a Uvisa (Unidade de Vigilância Sanitária) do município pondera que não há parâmetros para relacionar à alta incidência.

“É preciso considerar que as pessoas circulam, ainda que haja uma conclamação pública para que permaneçam em isolamento”, diz a unidade.

A Uvisa lembra que, como não estão sendo realizados testes em massa pela falta de exames para toda a população, não é possível afirmar que determinado bairro tenha maior incidência em relação aos outros.

“Os bairros naturalmente aparecem nas estatísticas na medida em que determinado grupo de pessoas é submetido ao teste, evidenciando os casos positivos”, observa a unidade.

A publicitária Amanda Crepaldi, de 26 anos, conta que existe muita aglomeração no bairro Cidade Jardim, onde mora. “O pessoal está vivendo a vida normal ainda”, diz a moradora.

Na última semana, o LIBERAL mostrou que um jogo de futebol em um campo da prefeitura, transmitido ao vivo em rede social, reuniu público na região.

Amanda diz ter observado no bairro a realização de encontros religiosos em casas de maneira frequente e calcula que as reuniões envolvam de 8 a 10 pessoas de uma vez.

“O que me deixou inconformada essas semanas foi ver que existem pessoas se reunindo para cultos, orações, como se nada estivesse acontecendo e onde a única mudança é que não são na igreja e sim em casa”, afirma Amanda.

Uma praça na Rua Tom Jobim, no Jaguari, tem sido usada por adolescentes para empinar pipa. Os jovens, que não usam máscaras, acabam circulando pelas calçadas de vizinhos.

A prefeitura diz que a Vigilância Sanitária e a Gama (Guarda Municipal de Americana) têm feito fiscalizações de estabelecimentos comerciais e de aglomerações em vias públicas. Denúncias devem ser feitas no SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão). O telefone é 3475-9024.

Podcast Além da Capa
Os eleitores brasileiros ainda não sabem em que data irão às urnas neste ano para escolher novos prefeitos e vereadores. Diante dessa indefinição, como se comportam as campanhas em Americana e região nesse momento? Afinal, considerando a data originalmente prevista (4 de outubro), faltam menos de 100 dias para as eleições. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira recebe o repórter André Rossi e editor-executivo e chefe de reportagem do LIBERAL, João Colosalle, para discutir o cenário regional.

Publicidade