20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

COVID-19

Moradores criticam aglomerações na Praia Azul e dos Namorados

Represa Salto Grande reuniu grupos fazendo churrasco e andando de jet ski no último domingo, contrariando as recomendações da OMS

Por André Rossi

28 de abril de 2020, às 08h16 • Última atualização em 28 de abril de 2020, às 14h47

Moradores da Praia Azul e da Praia dos Namorados, em Americana, reclamaram da aglomeração de pessoas no último domingo na orla da Represa Salto Grande. Imagens registradas pelos munícipes mostram grupos fazendo churrasco, ouvindo música alta e até andando de jet ski na represa, o que contraria as recomendações da OMS (Organização Mundial de Saúde) sobre distanciamento social para combater a proliferação do novo coronavírus (Covid-19).

Praia Azul teve movimentação intensa e moradores mostraram revolta – Foto: Reprodução

Segundo o empresário Marcelo Masoca, 38, a movimentação na Praia Azul teve início na hora do almoço. Ele é membro do G6 – grupo formado por moradores da praia para debater a questão ambiental da região – e conta que o local voltou a ser frequentada há cerca de três meses devido a redução de macrófitas na represa.

“Eu peguei a lancha e filmei todo o calçadão. Tanto o movimento dentro da represa quanto o movimento fora, ali na Avenida São Paulo. Tinha mais de 200 pessoas. Pessoal estava bem tranquilo, sem máscara, sem cumprir nenhuma diretriz. Aí depois começa a morrer tudo. Eu tenho pai e mãe idosos, a gente tem que respeitar, e o pessoal ali tranquilo”, criticou Masoca.

O empresário afirma que acionou a Gama (Guarda Municipal de Americana), mas que a corporação não foi até o local.

“A gente acha um absurdo. Ou é quarentena pra todo mundo ou não é. Não era pra ter uma intervenção da guarda municipal ali? Dispersar a multidão? A gente tá falando de 200 pessoas. Se tiver um contaminado ali, contamina a cidade inteira”, disse Masoca.

Já uma moradora da Praia dos Namorados, que pediu para não ser identificada, se queixou da sujeira deixada pela multidão. “Pacotes descartáveis de salgadinho, garrafinha, comida, latinha, papel… coisa de quem faz piquenique mesmo. É um absurdo”, comentou.

Outro lado

Em nota nesta terça-feira (28), a Gama (Guarda Municipal de Americana) informou que foram emitidas sete multas de trânsito no domingo (26), no localpor estes veículos estarem com som alto, além do permitido por Lei.

“A Gama esclarece que não há autuações por aglomeração no local, uma vez que a área se trata de livre circulação e não há restrição prevista no município”, traz a nota.

Publicidade