20 de outubro de 2020 Atualizado 18:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

desabastecimento

Moradoras do São Jerônimo reclamam de falta de água

Mulheres procuraram o LIBERAL para relatar o desabastecimento; segundo elas, o problema é antigo

Por Isabella Holouka

05 Maio 2020 às 14:53 • Última atualização 05 Maio 2020 às 14:55

“Nunca temos água e, quando a gente tem, não é todos os dias da semana. Quando tem é uma água bem fraquinha”, afirmou moradora - Foto: João Carlos Nascimento - O Liberal

No bairro São Jerônimo, em Americana, moradoras apontam a constante falta de água, descaso do DAE (Departamento de Água e Esgoto) e contas altas.

Rose Araújo, dona de casa de 51 anos, procurou o LIBERAL e relatou ter ficado sem água durante todo o final de semana e parte de segunda-feira (5). Ela reclamou que atendentes do DAE negaram o problema, dizendo que “está tudo normal” e afirmou que a queixa é antiga.

“Estamos nessa luta há mais ou menos 7 anos, quando tudo começou a piorar. Há 10 anos, quando começou a abrir os bairros Mário Covas, Orquídeas, Jardim da Balsa, aí piorou tudo porque foi liberado loteamento e habitação, mas esquecido que não tem abastecimento de água para tudo isso de gente”, disse ela.

“Nunca temos água e, quando a gente tem, não é todos os dias da semana. Quando tem é uma água bem fraquinha”, afirmou.

A dona de casa Luciane Cristina Balduino Gotardi, de 41 anos e moradora na Rua Carlos Vassalo há pelo menos 15, concorda que a falta de água “não é de agora e a situação cada vez se agrava”.

“Faz tempo que isso acontece. Aqui chegamos em um estado de cansaço em que só reclamamos quando ficamos 24 horas sem. No nosso bairro todo dia falta água. É normal, já estamos acostumados e sabemos que lá para as 3 horas da tarde falta, e volta lá pelas 3 horas da madrugada”, afirmou.

Luciane também comentou sobre a suspeita de entrada de ar na rede, já que as contas continuam altas mesmo nos meses em que mais falta água.

O DAE (Departamento de Água e Esgoto), por meio da assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana, negou qualquer problema crônico na região do bairro São Jerônimo e reforçou a necessidade de que os moradores relatem problemas à autarquia, para que eles sejam solucionados.

Com relação à falta de água no final de semana, informou que o motivo foi uma quebra na rede na sexta-feira, que foi reparada no domingo, com retomada gradual no abastecimento.

A autarquia comentou ainda que a entrada de ar na rede acontece, como foi o caso desta segunda-feira, quando equipes trabalhavam para a retirada e retomada do abastecimento, mas que este processo é externo e não tem ligação com os relógios medidores de consumo de água nas residências.

A autarquia lembrou que o dispositivo de revisão de conta e consumo pode ser acessado a qualquer momento.

Publicidade