24 de abril de 2024 Atualizado 11:13

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Montanha de entulho e lixo pega fogo na Rua Dom Pedro II

Incêndio aconteceu em terreno na esquina das ruas Dom Pedro II e Aimorés, perto do acesso à Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), na manhã deste domingo

Por George Aravanis

15 de setembro de 2019, às 15h45 • Última atualização em 15 de setembro de 2019, às 15h52

Um monte de entulho e lixo pegou fogo em um terreno na esquina das ruas Dom Pedro II e Aimorés, perto do acesso à Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), em Americana. O incêndio começou por volta das 11h30 deste domingo (15) e foi controlado pouco antes das 13h. As causas serão investigadas. Ninguém ficou ferido e, fora o lixo, nada foi destruído.

Foto: Corpo de Bombeiros de Americana / Divulgação
Bombeiros utilizaram 8 mil litro de água para apagar o incêndio neste domingo

Em meio ao amontoado havia tijolos, areia e muito material de fácil combustão, como madeira, panos e colchões. “Tinha descarte de construção, tudo que você pensar”, resume o sargento Jota Lima, que trabalhou ao lado de mais seis bombeiros, que usaram 8 mil litros de água para controlar as chamas.

Quando eles chegaram, o fogo já estava próximo aos fios de energia. Segundo Lima, a montanha de entulho ocupava de 150 a 200 metros quadrados do terreno, que tem 500 metros.

“A princípio não teve dano nenhum, somente na estrutura do muro”, afirmou o sargento. O portão do local estava amarrado com arame. “A segurança do local tava tão péssima que estava amarrado com arame, não tinha cuidado nenhum, poderia qualquer um entrar aí”, disse.

O proprietário do imóvel não havia sido encontrado até o início da tarde. O pedreiro Edilson Silva de Lira, de 28 anos, que é pago para passar duas vezes por dia pelo local, disse que não é realizado nenhum descarte no terreno.

Lira diz achar que o monte de lixo estava ali fazia tempo e afirmou que não são desenvolvidas atividades no local. O pedreiro, que não estava lá quando o fogo começou, afirmou que não tinha contato do dono.

Uma foto do Google Street View de 2011 indica que no local funcionava, na época, uma oficina de caminhões – a identificação não consta mais no muro. Havia duas carretas no local neste domingo, mas o fogo não as atingiu.

Foto: Corpo de Bombeiros de Americana / Divulgação
O proprietário do imóvel não estava no local, mas deve ser contatado e notificado nesta segunda-feira

A Gama (Guarda Municipal de Americana) esteve no endereço. Nesta segunda, deve ser checado se o imóvel tem alvará. O proprietário deve ser multado, segundo o guarda Edival de Paula Souza. “Independente de quem veio a colocar fogo, a responsabilidade é dele [dono do terreno], por esse acúmulo de material aí dentro. Ele não pode ter esse depósito, na verdade, tem que manter limpo.”, comentou o patrulheiro.

Publicidade