24 de abril de 2024 Atualizado 19:16

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Medidas de prevenção mudam a rotina em condomínios

Pandemia de coronavírus está afetando a rotina nos condomínios residenciais de Americana, onde síndicos relatam ações de combate à doença

Por Isabella Holouka

18 de março de 2020, às 11h33 • Última atualização em 18 de março de 2020, às 16h39

A pandemia de coronavírus está afetando a rotina nos condomínios residenciais de Americana, onde síndicos relatam ações de conscientização, reforço na limpeza dos ambientes, suspensão do uso de salões de festas e maior disponibilidade de álcool em gel aos moradores.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

É o que relata o zelador José Lázaro Alves, do Condomínio Residencial Parque Alliance, no Jardim Terramérica, que tem pelo menos 4.600 moradores.

“Temos copos descartáveis em todos os três pontos com bebedouros. Já temos álcool em gel em pontos estratégicos, mas vamos colocar mais nas entradas, onde há maior fluxo de pessoas e toque. Temos salão de festas e, temporariamente, estamos suspendendo os eventos, principalmente porque vêm pessoas de fora”, explica ele.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Zelador José Lázaro Alves, do Residencial Parque Alliance

Com filhos de um e 11 anos, a moradora Kelly Cristina Rosário conta que a família aumentou os cuidados com a higiene de roupas, mãos e rosto. “Lá em casa estamos fazendo a nossa parte. Estamos orientado ele [nosso filho] a ficar mais em casa e lavar as mãos toda hora”, conta.

Cuidados semelhantes estão sendo tomados no Condomínio Guaicurus, localizado na Avenida Bandeirantes, no Industrial Machadinho, que conta com 1.800 moradores.

A síndica Sônia Flausino de Almeida conta que o condomínio terá gastos extras com a compra de materiais, devido à necessidade de dispôr pontos para a higienização das mãos e limpar os ambientes com produtos esterilizantes. Ela aponta ainda a instabilidade de informações e a dificuldade para encontrar álcool em gel na cidade.

Saiba tudo sobre o coronavírus, o que ele provoca e como se prevenir

Além disso, cita a preocupação com as crianças do condomínio. “Não podemos proibi-las de estarem nas áreas comuns, então o procedimento é incentivar a higienização das mãos e brincar um pouco mais afastado dos amigos, seguindo as orientações”, explica.

No Villa Unitá Residencial, no Jardim Boa Vista, o síndico Edson Wander Santos conta que nesta terça-feira (17) houve uma palestra voltada para as crianças, com um médico abordando as formas de prevenção contra o coronavírus.

O condomínio, que conta com 1.480 moradores, também fechou piscina, churrasqueira, salão de festas e academia. Entretanto, as medidas têm dividido opiniões no residencial.

“Tem mais pessoas achando exagerado do que aderindo às medidas. Eles acham que sempre vai acontecer no quintal do vizinho e não entendem que queremos quebrar a transmissão”, aponta Edson.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}

Publicidade