19 de abril de 2024 Atualizado 12:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Médicos faltam e HM ‘dispensa’ pacientes do pronto-socorro

Dois dos três médicos escalados faltaram e não houve reposição, fazendo com que pacientes tivessem de ir embora

Por Marina Zanaki

03 de agosto de 2021, às 20h11

O atendimento no pronto-socorro geral do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, ficou prejudicado na noite de segunda-feira (2), em função da falta de dois dos três médicos que estava escalados. Uma funcionária do HM informou a situação aos pacientes e “dispensou” uma parte, alegando que o atendimento corria o risco de ocorrer somente no plantão seguinte, às 7h da manhã.

Uma dessas pessoas foi a urditriz Rosana Aparecida Gimenez Lisboa, de 54 anos. Ela havia chegado por volta das 18h e foi informada do problema por volta das 20h30. Rosana já tinha observado um atraso no início do plantão, pois durante uma hora nenhum paciente foi chamado.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

“A enfermeira da triagem disse que estava com um médico só, que tinha acabado de chegar porque tinham corrido atrás para conseguir, e que não tinha como atender todo mundo. Ela separou umas 20 fichas, leu os nomes, inclusive o meu, e falou que podia ir embora, a não ser que quisesse ficar até 5h da manhã ou até no próximo plantão. Tinha gente do meu lado desde as 14h”, disse Rosana, que foi embora sem o atendimento e retornou nesta terça-feira.

A gestão do hospital informou que os três médicos que estavam escalados são funcionários concursados da prefeitura. O HM disse que chegou a fazer contato com a Hygea, terceirizada que fornece médicos para o hospital, para tentar repor na escala.

“Porém, como foram duas faltas inesperadas, cujos profissionais somente avisaram momentos antes de iniciarem o expediente, a empresa teve dificuldades em conseguir outros profissionais para cobrir essas faltas”, disse o hospital.

Publicidade