MB quer mudar horário de coleta de lixo no Terramérica

Ideia é que serviço seja realizado às 7h, e não mais entre 10h30 e 11h; dois testes foram feitos sem aviso, o que gerou reclamações


A empresa MB Engenharia e Meio Ambiente, responsável pela coleta de lixo em Americana, quer alterar o horário que executa o serviço no Terramérica. Atualmente o bairro é atendido entre 10h30 e 11h, mas a ideia é que os caminhões passem às 7h. Os primeiros testes ocorreram na última sexta-feira (17) e nesta segunda-feira (20).

Entretanto, a coleta voltará ao horário tradicional na próxima quarta (22). A mudança só deve ocorrer depois da empresa discutir com a prefeitura a melhor forma de avisar a população sobre a alteração. O objetivo é evitar o trânsito da região do Ipiranga, o que provoca atrasos no itinerário.

Foto: Antonio Garcia / Divulgação
Lixo ficou acumulado no bairro e gerou reclamações de moradores das imediações

Os dois testes realizados não foram anunciados previamente, o que irritou moradores do bairro. Como resultado, diversos sacos de lixo estavam nas calçadas nesta tarde, já que foram colocados depois que os caminhões passaram. A prefeitura também diz que não foi comunicada.

De acordo com o encarregado de coleta da MB Engenharia, Marcelo Rodrigues, a questão logística é o principal motivo para a mudança. Os testes ocorreram para calcular se o serviço seria concluído mais rápido. No período da manhã, a atividade é realizada das 6h às 14h40.

“Como o Terramérica já é um bairro mais afastado e esse horário (7h) não tem muito trânsito, a gente começou ali fazendo um teste para ver se vai ser viável”, explicou Rodrigues.

No final da tarde desta segunda, o encarregado confirmou ao LIBERAL que o resultado dos testes apontou que o horário das 7h é mais eficiente e que a MB quer realizar a alteração. No entanto, ainda será discutida a data e a melhor forma de avisar os moradores.

“Fiz a averiguação. Fica melhor? Fica, só que por enquanto nós não vamos mudar porque tem que avisar, notificar a prefeitura e moradores, mas é para o futuro. A partir de quarta-feira, para o morador não ficar perdido, continua a coleta normal (10h30/11h) até avisarmos certinho, ver o horário que vai passar nas residências”, afirmou Rodrigues.

O fato dos testes não terem sido avisados descontentou alguns moradores. É o que relata Antonio Garcia, de 39 anos.

“Desde a semana passada está acontecendo isso. Geralmente eles passavam entre 10h30, 11h. Para a surpresa da gente, estão recolhendo bem mais cedo. Entre 7h, 7h30 está passando o caminhão. Sem aviso. Você passa nas avenidas, nas vias paralelas e o lixo está todo para fora”, afirmou Garcia.

A Secretaria de Obras e Serviços Urbanos disse ao LIBERAL que não foi informada sobre as mudanças de sexta-feira e segunda e que vai procurar a MB para entender a razão e os argumentos para isso.

“Se entender que uma mudança como essa não prejudicará os moradores, os mesmos serão avisados com antecedência e a alteração será aceita”, disse em nota.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora