29 de março de 2024 Atualizado 08:59

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Mão dupla no Viaduto Amadeu Elias retorna no sábado

Polêmica, retomada de sentido duplo era cobrada por moradores e comerciantes; assunto se tornou pauta de campanhas eleitorais

Por João Colosalle

24 de setembro de 2020, às 15h52 • Última atualização em 24 de setembro de 2020, às 16h59

A mão dupla no Viaduto Amadeu Elias, na região central de Americana, está programada para retornar a partir deste sábado (26), às 14h. A informação foi confirmada pela prefeitura ao LIBERAL.

Na manhã desta quarta (24), servidores da prefeitura já faziam a alteração de sinalização de solo no local.

A volta da mão dupla também afetará ruas do entorno, como a Dom Pedro, a Rio Branco e a Fernando Camargo:

  • Motoristas que seguem bairro-Centro e desejam acessar a Rua Dom Pedro II devem seguir pela Rua Rio Branco até a Praça do Trabalhador e fazer o retorno, voltando pela Rio Branco para entrar na Dom Pedro.
  • Já no sentido Centro-bairro, será proibida a conversão à esquerda na Rua Rio Branco para a Rua Fernando Camargo. A opção será entrar à direita e fazer o retorno.

Em nota, a administração explicou que a mudança no trânsito passará por avaliação, já que a alteração se deu justamente por conta do congestionamento nas ruas que se formavam no entorno.

A prefeitura diz que deve promover melhorias no viaduto, como a retirada da calçada e a construção de uma passarela para os pedestres.

Outra obra ainda sem prazo definido é a construção de um novo viaduto nas proximidades do Amadeu Elias, dentro de um acordo do governo com a Rumo, concessionária da linha férrea.

Informação foi confirmada pela prefeitura; polêmica, mudança se tornou pauta na campanha eleitoral ao governo americanense neste ano
Sinalização de solo foi alterada na manhã desta quinta-feira, no viaduto – Foto: Marcelo Rocha/O Liberal

Desde o início do ano, lojistas e moradores da região da Avenida Paulista, no bairro Colina, se mobilizam para pressionar pela volta dos dois sentidos no dispositivo viário.

O principal argumento é de que, desde outubro de 2018, quando o Amadeu Elias passou a ter mão única, no sentido Centro-bairro, as vendas nos comércios caíram.

No início deste mês, o prefeito Omar disse ao LIBERAL que havia pedido novos estudos ao departamento de trânsito para verificar a possibilidade de retornar a mão dupla. Porém, a tendência era de que não houvesse alteração.

Desde 2018, viaduto funciona apenas com o sentido Centro-bairro – Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal

“Pela conversa que tivemos com os técnicos, se voltar a ter duas mãos ali, vai ser o caos novamente no Centro da cidade. É difícil você tomar uma decisão dessas, que depois vai criar mais problema no tráfego”, disse o prefeito na oportunidade.

Eleições

O retorno da mão dupla no Viaduto Amadeu Elias também tem sido pauta de campanhas eleitorais.

Na sexta-feira, quando houve a confirmação de que trânsito no local sofreria alteração, o anúncio foi feito pelo candidato a prefeito Chico Sardelli (PV), que disse ter recebido a informação de Omar.

Um dia antes, o candidato Rafael Macris (PSDB) havia divulgado que a alteração seria uma das promessas do início de seu governo, caso fosse eleito.

Publicidade