22 de outubro de 2020 Atualizado 08:56

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

FRIO

Madrugada tem temperatura média de 9,5 graus em Americana

O sol deve predominar neste sábado e domingo, apesar de as temperaturas continuarem baixas

Por Isabella Holouka

22 ago 2020 às 11:00 • Última atualização 22 ago 2020 às 11:07

A frente fria que atingiu diversos estados nesta semana derrubou a temperatura na madrugada deste sábado (22) em Americana. Os termômetros mediram cerca de 9,5ºC durante a madrugada.

Por volta das 10h deste sábado, a temperatura já tinha alcançando os 15ºC, informa a rede meteorológica automática do Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), que tem atualizações a cada 20 minutos.

Frente fria começou a chegar em Americana na quinta-feira – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Segundo o mesmo banco de dados, entre as 7h de sexta-feira (21) e 7h deste sábado, a temperatura mínima foi de 8,8ºC e a máxima, de 13,1ºC. A umidade do ar esteve em 89,9% e a precipitação acumulada foi de 8,1 mm.

O sol deve predominar neste sábado e domingo, apesar de as temperaturas continuarem baixas, de acordo com o Cptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos), do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

O centro prevê temperaturas mínimas de 8 ºC e máximas de 13 ºC, com 5% de probabilidade de chuva no sábado. E para o domingo, prevê temperaturas mínimas de 7 ºC e máximas de 22 ºC .

Já na segunda, a previsão é que o tempo volte a ficar parcialmente nublado em Americana, com temperatura variando entre 8 ºC e 24 ºC.

Mais seco
Na região, o inverno de 2020 é o mais seco dos últimos 30 anos, segundo o Cepagri, que usa como base os dados do IAC (Instituto Agronômico de Campinas).

A medição começou a ser feita em 1990 e, desde então, em nenhum ano o inverno teve umidades tão baixas quanto em 2020. A mesma situação se aplica com relação ao outono.

Frente fria
A chegada da frente fria foi apontada pelo LIBERAL nesta semana. As quedas acentuadas de temperatura ocorreram nos estados do Sul do país, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, sul de Goiás, Rondônia, Acre e centro-sul do Amazonas, além dos estados de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, segundo a previsão do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

A intensa massa de ar frio de origem polar deve provocar temperaturas mínimas muito baixas, inclusive com possibilidade de valores inferiores a O°C em parte do Sul do Brasil. 

Com informações da Agência Brasil

Publicidade