28 de março de 2024 Atualizado 08:15

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2020

LIBERAL lança página com perfil de candidatos a vereador de Americana

Jornalistas entrevistaram 470 de 494 concorrentes entre os dias 1º e 15 de outubro; perfil traz detalhes de quem são os candidatos

Por Redação

15 de outubro de 2020, às 20h56 • Última atualização em 16 de outubro de 2020, às 10h05

Em um esforço inédito de apuração, o LIBERAL lançou nesta quinta-feira (15), no site, uma página especial que detalha quem são os candidatos a vereador de Americana nas eleições municipais deste ano.

Acesse o perfil dos candidatos clicando aqui.

A página reúne na internet dados sobre 494 concorrentes que disputam 19 vagas na câmara. A quantidade é um recorde para as eleições, que ocorrem daqui a exato um mês.

Entre os dias 1º e 15 de outubro, 15 jornalistas do LIBERAL entrevistaram 471 dos 494 candidatos que registraram candidaturas na Justiça Eleitoral. Uma parte dos candidatos não foi encontrada pelos repórteres ou preferiu não dar entrevista.

Perfil dos candidatos a vereador de Americana foi produzido pelo LIBERAL – Foto: DivulgaCand / O Liberal

Na apuração, os jornalistas questionaram os concorrentes sobre a relação deles com a cidade, por que decidiram ser candidatos e quais eram as principais bandeiras ou propostas caso fossem eleitos.

Os dados serviram para montar um pequeno perfil, resumido, de cada um dos postulantes. É possível saber, por exemplo, qual é o bairro que o candidato vive em Americana.

A página ainda traz um compilado dos dados básicos de cada um dos candidatos, conforme o sistema digital de candidaturas do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), como nome de urna, idade, estado civil, grau de escolaridade, profissão e número.

Editor-executivo do Grupo Liberal, João Colosalle diz que o projeto é algo único e histórico para o período eleitoral em Americana.

“Geralmente, exploramos apenas quem são e o que pensam os candidatos a prefeito. Mas, nestas eleições, optamos por expandir este trabalho”, comenta Colosalle.

“Houve uma mobilização geral da Redação, que envolveu estagiários, repórteres e editores, para encontrar os contatos destes candidatos a vereador e entrevistá-los, por telefone, em um curto período de tempo”, explica o editor.

O conteúdo é acessível a qualquer usuário. “Queremos que ele sirva como um guia para o eleitor de Americana, para que ele ao menos conheça um pouco mais sobre o candidato que pretende escolher no dia 15”, diz Colosalle.

As informações foram organizadas por meio da plataforma Flourish Studio, capaz de transformar uma grande massa de dados de uma planilha em visualizações interativas incorporáveis ao site do jornal.

No caso do projeto, cada candidato é apresentado no formato de um card. É possível, por exemplo, filtrar os concorrentes por partido.

“É um trabalho jornalístico sem precedentes oferecido por um veículo de imprensa ao cidadão e eleitor americanense”, defende o editor.

Entenda o projeto

Todas as entrevistas feitas pelo LIBERAL foram gravadas por telefone e seguiram um roteiro de perguntas previamente estabelecidas pela Redação, que só foram informadas aos candidatos no momento das conversas.

Por questões de concisão, clareza e espaço semelhante para os candidatos, as respostas foram editadas para levar ao eleitor as informações mais relevantes para o período eleitoral.

Além das entrevistas, o LIBERAL compilou os dados que constam dos registros de candidatura na Justiça Eleitoral, na plataforma DivulgaCand. Em alguns casos, houve correções em informações do registro, como a profissão ou o grau de escolaridade de alguns candidatos.

As fotos que ilustram os cards dos candidatos também são as mesmas que constam do sistema DivulgaCand e também devem ser as mesmas que os eleitores encontrarão nas urnas.

FICHA TÉCNICA DO PROJETO

Projeto e pauta
João Colosalle

Entrevistas
André Rossi, Bruno Moreira, Diego Juliani, Leonardo Oliveira, Guilherme Magnin, Heitor Carvalho, Ingrid Lopes, Isabella Holouka, João Colosalle, Maíra Torres, Marina Zanaki, Natália Velosa, Paula Nacasaki, Rodrigo Alonso e Talita Bristotti.

Montagem da visualização de dados
Luciano Bianco

Auxílio na produção do conteúdo
Stela Pires

Publicidade