20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ELEIÇÕES 2022

Justiça inicia convocação de mesários para eleição

Em Americana serão chamadas 2.121 pessoas, segundo o Tribunal Regional Eleitoral

Por Cristiani Azanha

06 de julho de 2022, às 07h32

A Justiça Eleitoral de São Paulo iniciou, nesta terça-feira, a convocação de 2.121 mesários que irão trabalhar nas eleições deste ano em Americana. Os dois cartórios eleitorais da cidade estão dando prioridade aos contatos pelo WhatsApp, telefone ou e-mail. Os avisos também poderão ocorrer por carta, caso as pessoas não sejam localizadas.

De acordo com o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), os chamados deverão confirmar o recebimento da convocação por meio do site do tribunal. A partir do recebimento, o eleitor tem cinco dias para aceitar ou contestar a convocação. A contestação deve ser feita, mediante requerimento, junto ao juízo eleitoral. O trabalho é obrigatório e a dispensa só ocorre em casos excepcionais.

Datas
As eleições acontecerão em 2 de outubro e eventual segundo turno no dia 30 do mesmo mês. Os cargos disputados serão presidente, governadores, senadores, deputados estaduais e federais.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

O chefe da 158ª Zona Eleitoral de Americana, Marcos Uchida disse que serão chamados 976 mesários. No entanto, as inscrições para voluntários poderão ser feitas até às vésperas da eleição.

“Os interessados poderão se inscrever diretamente no site do TRE, pois periodicamente, poderemos convocar mais mesários devido à possíveis desistências ou imprevistos que necessitem de substituição”, orientou Uchida.

Curso
Para o chefe da 384ª Zona Eleitoral, Fábio Siscari de Andrade, é importante fazer o curso gratuito que será oferecido para os mesários e presidentes por meio do aplicativo “Mesário da Justiça Eleitoral Brasileira”, que pode ser encontrado no App Store ou Play Store. O curso ocorrerá entre os dias 15 de agosto a 30 de setembro. Ele enfatiza que a Justiça Eleitoral não encaminha links para baixar.

De acordo com o TRE, quem trabalha como mesário, presidente ou secretário tem direito a dois dias de folga para cada dia trabalhado e também para cada dia de treinamento em emprego público ou privado. O mesário ganha auxílio-alimentação no valor de R$ 45 por turno de votação, além de ter preferência no desempate em concursos públicos que tenham essa previsão no edital.

Publicidade