28 de março de 2024 Atualizado 09:47

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Jovem perde celular após anunciar venda de aparelho na internet

Após o anúncio, golpista entrou em contato com a vítima, fez negociações por WhatsApp e realizou um falso depósito

Por Paula Nacasaki

18 de novembro de 2021, às 13h10

Uma estudante de 17 anos, moradora da Chácara Machadinho em Americana, perdeu seu aparelho celular nesta quarta-feira (17) após anúncio na OLX. Ela acreditou que estava vendendo o aparelho, mas foi enganada por um golpista.

Segundo informações do boletim de ocorrência, a vítima anunciou na OLX um celular Sansung no valor de R$ 1,1 mil. Nesta quarta, uma pessoa a procurou, se passou por Diego e disse que tinha interesse no aparelho.

Posteriormente eles passaram a fazer as negociações pelo WhatsApp.
O golpista informou que faria o depósito e mandaria um motorista de aplicativo para retirar o celular.

O homem fez um falso depósito e a jovem acreditando que o valor seria liberado em sua conta, entregou o aparelho para o motorista. Momentos depois recebeu um e-mail, supostamente da plataforma, explicando que, para o valor da venda ser liberado na sua conta, ela precisava pagar uma taxa de R$ 275.

Desconfiada ela entrou em contato com a OLX, que afirmou nunca solicitar dados bancários ou enviar e-mail para seus clientes. Dessa forma, ela percebeu que tinha caído em um golpe.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A estudante registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Americana e foi orientada quanto ao prazo para representar queixa crime e assim dar continuidade as investigações.

Segurança:

A OLX se posicionou a respeito do golpe e reforçou que as negociações não foram realizadas na plataforma, mas está à disposição das autoridades para colaborar na apuração dos fatos.

“Segurança é uma prioridade para a OLX e a plataforma investe constantemente em tecnologia e serviços de orientação ao usuário, com recomendações para manter as conversas pelo chat da plataforma e não passar dados pessoais nas negociações.

A OLX pede a colaboração para denúncias em casos suspeitos.

“Caso o usuário perceba que nossas políticas estão sendo infringidas, contamos também com a sua denúncia para investigar anúncios irregulares e removê-los, trouxe a nota.

Publicidade