19 de abril de 2024 Atualizado 13:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

HOMENAGEM

João Rosa Neto, um legado de amor e compaixão

Espaço de praça recebeu nome do “Seu” João, que cuidou do local desde 1999 até o ano passado, quando faleceu

Por Maria Eduarda Gazzetta

03 de julho de 2022, às 08h15 • Última atualização em 03 de julho de 2022, às 08h38

“Eu levo muito aprendizado do meu pai, principalmente a caridade, que não é só doação, mas se importar com outras pessoas”, diz Bruna Rosa sobre seu pai, o conhecido João Rosa Neto, que morreu em dezembro do ano passado, após lutar contra um câncer metastático na membrana da cabeça.

Espaço João Rosa Neto foi inaugurado no Jardim São José – Foto: Marilia Pierre / Prefeitura de Americana

“Seu” João foi homenageado na semana, pela Prefeitura de Americana, ao emprestar seu nome para um espaço da praça Antônio Morato do Canto, no Jardim São José. Ele foi o primeiro morador do entorno da praça, em 1999, ao lado de sua esposa, Cleide Cursiol, e colaborou para cuidar, plantar e instalar um parquinho para as crianças no espaço.

Nascido em Araraquara, João veio ainda criança para Americana. Já adulto e com a família formada, o empresário inaugurou a primeira empresa em Nova Odessa, já na década de 90, mas que não deu certo da forma como ele gostaria. Os seis, então, se mudaram para a Usina de Cillo, em Santa Bárbara d’Oeste, onde permaneceram até o pai comprar um terreno e construir a primeira de três empresas da família.

Praça Antônio Morato do Canto – Foto: Marilia Pierre / Prefeitura de Americana

Em 1999, os Rosa se mudaram para uma casa no Jardim São José, em Americana, ao lado da praça, que no passado era apenas um espaço aberto. “A praça era outra coisa que ele amava. Ele podava as árvores, comprou uma máquina de triturar galhos. Ele e minha mãe compravam mudas e plantavam. Depois que já estava tudo plantado, começaram a fazer o parquinho para as crianças”, relembra Bruna.

Ainda de acordo com ela, João cuidou da praça até o ano passado e, mesmo quando estava debilitado por conta da doença, pedia para a família zelar pelo espaço, o que sempre era feito.

Chico Sardelli e João Rosa Neto em imagem publicada pelo prefeito – Foto: Reprodução / Instagram_@chicosardelli

Além do amor em cuidar da praça, o empresário é conhecido por suas doações aos mais necessitados que, nem sempre, eram contadas até mesmo para suas quatro filhas: Bruna, Bárbara, Bianca e Luana. “Nem eu sei todos que ele ajudava, mas sei que sempre que alguém precisava ele ajudava, mesmo quando não tinha muito recurso, ele fazia dentro das condições que podia”, conta a filha.

TRATAMENTO. Quando “Seu” João foi diagnosticado com o câncer, realizou todo o tratamento necessário para tentar combater a doença em um hospital particular em São Paulo. No entanto, sua preocupação com o próximo o fez pensar nos pacientes do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. Ele doou materiais que a unidade precisava para atender melhor os usuários. “Quando ele estava doente, magro, ele falava que estava muito feliz, que tinha tudo o que precisava. Ele pode descansar sabendo que ele deu o melhor dele”.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

#TBT. Por meio das redes sociais, o prefeito de Americana, Chico Sardelli (PV), também enalteceu a trajetória do homenageado. “Ele foi o primeiro morador da cidade que recebi aqui no gabinete no meu quinto dia como prefeito de Americana. E em julho, durante aquela onda de frio que atingiu Americana, o João fez uma doação de cobertores para aquecer as pessoas que mais precisavam”, lembra a publicação do prefeito.

Publicidade