28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Isolamento foi o menor para um fim de semana em Americana

Cidade registrou um índice de 41% no sábado e 44% no domingo

Por Leonardo Oliveira

11 de agosto de 2020, às 08h08 • Última atualização em 11 de agosto de 2020, às 17h09

O último fim de semana foi o de pior isolamento social em Americana desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A cidade registrou um índice de 41% no sábado e 44% no domingo – a marca negativa foi atingida nos dois primeiros dias da região na fase amarela do Plano São Paulo – no domingo ainda foi comemorado o Dia dos Pais.

Movimento foi intenso no Centro de Americana no último sábado – Foto: Marcelo Rocha – O Liberal.JPG

Nas primeiras semanas da quarentena, no mês de março, o isolamento alternou entre 56% e 59% aos finais de semana. Desde então vem caindo – em maio começou a ficar abaixo dos 50%. No domingo de Dia das Mães, em 10 de maio, o isolamento foi de 51%.

No sábado e domingo anteriores ao recorde negativo, nos dias 1 e 2 de agosto, Americana teve 42% de isolamento no sábado e 48% no domingo. O índice mínimo recomendado pelo Comitê de Contingência do Coronavírus é de 55%. O ideal, contudo, é que fique próximo dos 70%.

Para o infectologista do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, Arnaldo Gouveia Junior, membro do Comitê de Crise de combate à Covid-19, a taxa registrada no último fim de semana é consequência de uma saturação da população com a quarentena atual.

“Ia ser muito difícil você manter isso indefinidamente, particularmente em uma sociedade como a nossa, democrática, liberal e também com um nível de escolaridade que deixa a desejar. Muitos, com certeza não tem compreensão clara da importância do distanciamento social”, disse em entrevista ao LIBERAL.

O médico acredita que o impacto da flexibilização será medido somente nas próximas semanas. “Apesar de estarmos na fase amarela, ainda estamos tendo bastante casos novos em Americana, em Santa Bárbara d’Oeste. Essa abertura nós vamos ver a consequência em nível de internações só daqui a sete ou dez dias, que é quando as pessoas começam a ficar mais doentes”, afirmou ontem.

As demais cidades da RPT (Região do Polo Têxtil) também sofreram queda no isolamento no último fim de semana. Hortolândia teve 39% no sábado e 42% no domingo, Santa Bárbara registrou 39% no sábado e 46% no domingo, enquanto em Sumaré o isolamento no sábado foi de 40% e 44% no último domingo.

Podcast Além da Capa
Depois de três semanas novamente na fase vermelha, Americana e região completaram um ciclo de duas semanas na fase laranja e, na última sexta-feira, avançaram à fase amarela do Plano São Paulo pela primeira vez. Esse episódio dá o tom do contexto local diante da etapa mais flexível vivida até agora desde o início da quarentena provocada pela pandemia do novo coronarívus (Covid-19).

Publicidade