19 de abril de 2024 Atualizado 18:34

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Fiscalização

Ipem libera funcionamento de radar na Avenida Europa

Avenida foi escolhida por causa de excesso de alguns motoristas; limite de velocidade será de 60 km/h

Por George Aravanis

08 de maio de 2020, às 08h18 • Última atualização em 08 de maio de 2020, às 09h21

O radar instalado na Avenida Europa, em Americana, foi liberado nesta quinta-feira pelo Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) de São Paulo para começar a operar. A prefeitura foi questionada quando o aparelho entrará em funcionamento, mas não respondeu.

O aparelho fica no sentido Santa Bárbara d’Oeste-Americana, a duas quadras da Avenida São Jerônimo.

A Avenida Europa foi escolhida por causa de excesso de alguns motoristas na via. O limite de velocidade será de 60 km/h no local.

Segundo estatísticas do Infosiga, houve 13 acidentes na Avenida Europa em 2019, um deles fatal – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_11.3.2020

Segundo estatísticas do Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), houve 13 acidentes na avenida em 2019, um deles com morte.

No dia 2 de outubro, uma costureira de 30 anos morreu após colidir sua motocicleta contra um carro no cruzamento das avenidas Europa e São Jerônimo. No último dia 16 de fevereiro, um homem de 36 anos morreu atropelado quando atravessava a avenida, nas proximidades do Tiro de Guerra.

O radar na Avenida Europa foi instalado em março, mas a prefeitura aguardava a vistoria dos técnicos do Ipem, que fazem a vistoria com representantes da empresa que fornece o equipamento – no caso de Americana, a Mobit.

A aferição do Ipem é obrigatória para que o radar entre em funcionamento, e tem validade de um ano. Também é obrigatória uma nova verificação se o equipamento passar por qualquer tipo de reparo ou manutenção.

Todos os espiões eletrônicos do tipo precisam ser verificados pelo órgão para poderem funcionar.

Publicidade