20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Trânsito

Ipem faz a verificação de dois radares em Americana nesta quarta-feira

Objetivo é apurar se a leitura dos radares está em conformidade com a velocidade permitida na via pública

Por Redação

28 de março de 2023, às 18h59 • Última atualização em 29 de março de 2023, às 07h44

O Ipem-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo), autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania e órgão delegado do Inmetro, fará verificação metrológica nesta quarta-feira (29), a partir das 9h, nos radares da Avenida da Saudade e da Rua Florindo Cibin.

Diariamente, o Ipem-SP realiza a verificação metrológica dos radares, instrumentos utilizados para medir e registrar velocidade destinados ao monitoramento do trânsito, em todo o Estado de São Paulo. Conforme a Portaria Inmetro 158/2022, é obrigatória a verificação metrológica uma vez por ano ou toda vez que o equipamento passar por reparo.   

Dois radares passarão por fiscalização nesta quarta-feira – Foto: Marcelo Rocha / Liberal

Na última semana, erros de registro causaram o cancelamento de 759 notificações de infração de trânsito, que foram enviadas de maneira equivocada. Do total de notificações, 693 foram por avanço de sinal vermelho, e as outras 66 são referentes a excesso de velocidade.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A verificação metrológica no radar leva de 20 minutos até uma hora. A ação envolve os fiscais do Ipem-SP e a equipe da empresa responsável pelo instrumento.

Em caso de chuva, a verificação é cancelada. O cancelamento também pode ocorrer poucas horas antes do agendado, conforme solicitação dos agentes de trânsito ou empresa responsável pelo equipamento.   

Caso o equipamento seja aprovado, recebe um certificado válido por um ano. Quando há reprovação a empresa fabricante é notificada a corrigir o erro.  

A ação será realizada pela equipe de fiscalização da regional em Piracicaba. Em 2022, o Ipem-SP verificou 9.774 radares nos 645 municípios que compõem o Estado de São Paulo.

Publicidade