22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

ABASTECIMENTO

Interligação provocará desabastecimento generalizado em Americana na terça-feira

Obra para conectar nova captação de água bruta do Rio Piracicaba vai das 6h às 18h; prazo para normalização será de 48 horas

Por André Rossi

02 de outubro de 2020, às 18h01 • Última atualização em 02 de outubro de 2020, às 22h41

A interligação da nova captação de água bruta do Rio Piracicaba provocará desabastecimento generalizado em Americana na próxima terça-feira (6). As obras iniciam às 6 horas e devem ser concluídas até às 18 horas. A partir daí, o prazo para retomada gradual da distribuição é de até 48 horas.

As informações foram divulgadas pelo superintende do DAE (Departamento de Água e Esgoto), Carlos Cesar Gimenes Zappia, em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (2) para anunciar a nova fase da obra. O prefeito Omar Najar (MDB) também esteve no local para verificar as instalações.

Atualmente, a cidade conta apenas com uma “tomada” de ligação no Rio Piracicaba, que puxa a água para a estação. Quando o nível do rio está baixo, a “captação” fica comprometida.

Já a nova estrutura, construída ao lado da antiga, é, de fato, um ponto de captação, que garantirá nível constante de água. O barramento construído no Rio Piracicaba em 30 de junho deste ano garantirá que haja água mesmo em épocas de estiagem, segundo o DAE.

Zappia e o prefeito Omar Najar – Foto: André Rossi/O Liberal

Para isso, no entanto, a autarquia precisa interligar a atual estação com a nova. Uma peça de mais de duas toneladas será colocada a seis metros de profundidade para conectar as estações. O processo é demorado e será executado por 30 funcionários.

“Vamos ter praticamente 12 horas sem bombear nenhuma água bruta para a ETA, que faz o tratamento e distribui. Então nós vamos provocar um desabastecimento generalizado em toda a cidade em função disso. Não é o que a gente queria, mas para fazer esse serviço com segurança, é impossível sem desligar”, justificou Zappia.

No mesmo dia, o DAE realizará uma série de serviços para aproveitar a interrupção do abastecimento. Mais de 100 funcionários estarão envolvidos no que o superintendente classificou como a maior ação hidráulica da história da cidade.

Haverá a interligação dos reservatórios R12 (Jardim Brasil) e R13 (Letônia), serviços na nova adutora para elhorar a capacidade de abastecimento no Pós-Anhanguera, manutenções na rede na Avenida Lírio Corrêa, na bomba da captação antiga e nos registros da nova interligação.

Durante o anúncio, Omar pediu desculpas pela nova interrupção. A orientação é para que a população economize água durante o final de semana.

“O DAE vai mobilizar pelo menos 100 homens para fazer tudo isso. Esperamos que tenha êxito e consiga termina nesta terça. Esse verão está muito forte e a população não pode ficar sem água de jeito nenhum”, lamentou Omar.

Após a interligação, a nova estação passará por uma série de testes e deve estar operando plenamente em no máximo 45 dias.

SEXTA-FEIRA CRÍTICA

Nesta sexta-feira, praticamente a cidade inteira registra problemas de abastecimento, segundo Zappia. Alguns motivos influenciam, como o consumo acima do padrão, temperatura elevada, obras e o fato de sexta-feira ser o dia de maior consumo na cidade.

“Basicamente a cidade toda hoje está sofrendo com abastecimento. É difícil o bairro que não tenha um merejo só da água na torneira. E alguns pontos, os mais altos, estão secos mesmos. Infelizmente isso é uma realidade”, admitiu Zappia.

Outra situação registrada nesta manhã foi o rompimento da adutora do Santa Maria. Um tubo de 12 metros rachou de “ponta a ponta” e foi reparado pela autarquia.

Apesar do bombeamento já ter sido retomado, o calor e consumo elevado dificultam a regularização da situação. A previsão é de que o abastecimento esteja normalizado até sábado à noite.

Publicidade