25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Interligação da nova captação será na segunda e pode afetar abastecimento por 4 dias em Americana

Obra começa às 4h e abastecimento será retomado às 18h; distribuição pode levar até quinta para ser normalizada

Por

26 de fevereiro de 2021, às 11h30 • Última atualização em 26 de fevereiro de 2021, às 17h59

O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana agendou para a próxima segunda-feira (1º) a interligação da nova captação de água bruta do Rio Piracicaba. A obra vai interromper a captação durante o dia todo.

De acordo com informações da prefeitura, os serviços vão começar às 4 horas da manhã. A captação de água será paralisada e o abastecimento voltará a partir das 18 horas. No entanto, a previsão da autarquia é de que a normalização da distribuição ocorra em até 72 horas.

Mesmo com a interrupção da captação, o DAE aponta que a cidade ficará abastecida “por um período” graças aos reservatórios. Porém, quando as máquinas forem religadas, haverá um tempo para que o abastecimento seja restabelecido. A previsão é de que tudo “volte ao normal” apenas na quinta-feira (4).

“O DAE pede a compreensão da população para que este serviço possa ser realizado, pois é um passo importante que o município está dando no sentido de investimento na captação de água para o reforço no abastecimento num breve futuro”, disse o DAE, em nota.

A obra é fundamental para que a cidade possa aumentar a captação de água no Rio Piracicaba. No dia 13 de fevereiro, o DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica) autorizou a ampliação da outorga do município de 1.050 para 1.300 litros d’água por segundo.

No entanto, a cidade só sentirá os reflexos disso quando a interligação do novo ponto de captação for concluída. A primeira tentativa ocorreu em 6 de outubro do ano passado, mas uma válvula apresentou problema e comprometeu a operação. Por conta disso, o serviço será refeito.

Conforme publicado pelo LIBERAL, a Construtora Artec, responsável pela execução da obra de interligação na oportunidade, afirmou que o DAE não seguiu o plano de montagem em 2020.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

A empresa argumentou que a autarquia teria acionado prematuramente as bombas, o que provocou o rompimento da válvula. Foi necessário esvaziar a instalação, deixando a cidade sem água por quase 48 horas. 

A autarquia, por sua vez, negou a tese apresentada pela Artec, dizendo ainda que a empresa desmobilizou a equipe que atuava na obra, atrasando a retomada do abastecimento em mais de 12 horas.

Depois do episódio, a Artec fez os ajustes necessários na captação para realização da interligação. O serviço de segunda-feira será realizado pelo DAE.

Demora
Originalmente, a obra ficaria pronta em novembro de 2019, mas o contrato com a Artec foi prorrogado para que a construtora concluísse a captação em maio do ano de 2020, prazo que também não foi cumprido. 

Durante participação na sessão da câmara ano dia 4 de março, o superintendente do DAE, Carlos Cezar Gimenez Zappia, revelou que a empresa entrou em processo de recuperação judicial durante o contrato, o que acabou interferindo no andamento.

“Houve uma redução na velocidade, diminuição de equipes de trabalho e redução da velocidade da obra. Isso foi o que a gente mais sentiu”, comentou Zappia.

O superintendente respondeu ao vereador Vagner Malheiros (PSDB) que a empresa entrou em recuperação judicial durante o andamento da obra. Na fase de licitação, não havia nada que impedisse a mesma de assumir o serviço.

Publicidade