20 de abril de 2024 Atualizado 11:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Interditada, UBS do Ipiranga ainda está em fase de orçamento

Unidade de saúde está interditada desde outubro do ano passado por problemas estruturais e precisa passar por uma reforma

Por Marina Zanaki

29 de janeiro de 2020, às 09h19

Interditada em outubro do ano passado, a UBS (Unidade Básica de Saúde) do Jardim Ipiranga, em Americana, ainda não tem data para ser reaberta. O posto foi fechado por problemas estruturais e precisa passar por uma reforma. Segundo a prefeitura, a obra ainda está em fase de orçamento.

Quando anunciou a interdição da unidade, em 22 de outubro, a prefeitura havia informado que faria naquela semana um orçamento para reforço da fundação.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal_22.10.2019
UBS foi fechada por problemas estruturais

A pasta foi questionada pelo LIBERAL desde a semana passada sobre o assunto. A reportagem perguntou o que será necessário fazer na unidade, o orçamento e tempo estimado, bem como quando a obra deve começar e ser finalizada, com o retorno dos atendimentos.

Nesta terça-feira, a Secretaria de Saúde informou que a reforma “está em fase de orçamento, portanto, não há como detalhar as informações requeridas”.

A unidade foi interditada após laudo da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos apontar que o prédio apresenta diversas rachaduras, que aumentaram de espessura entre 2018 e 2019, e que há comprometimento estrutural.

“Nesse sentido, a decisão em suspender o atendimento naquele local foi prioritariamente visando preservar a integridade física dos servidores e população”, havia esclarecido a Secretaria de Saúde na ocasião sobre o caso.

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

O prédio apresenta uma rachadura que atravessa toda a unidade, além de trincos menores. Essa rachadura surgiu após a inauguração da ampliação da unidade, em 2007, na altura onde a parte antiga e a nova do prédio se unem.

Os atendimentos à população daquela região foram transferidos para a UBS do Jardim São Paulo. Já as consultas odontológicas passaram a ser feitas no posto de saúde do bairro Parque Gramado.

Publicidade