22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Boas Histórias

Iniciativa leva atendimento de saúde gratuito a bairros de Americana

Ação social voluntária que reúne dentistas e médicos, Liga da Saúde promove atendimentos há três anos e soma mais de 4 mil atendimentos em Americana

Por Valéria Barreira

04 de setembro de 2019, às 11h03

Prevenção, orientação e diagnóstico. Esse é o tripé que sustenta a Liga da Saúde, ação social voluntária reunindo dentistas e médicos de Americana, que há três anos acontece no município. Nesse período, perto de quatro mil pessoas foram atendidas pela equipe de profissionais. A última ação aconteceu sábado passado no Jardim dos Lírios. Até o fim do ano está prevista mais uma.

A Liga da Saúde surgiu da iniciativa dos cirurgiões-dentistas Carlos Rondelli e Carlos Nagai. Segundo Rondelli, os componentes do grupo são basicamente os mesmos desde o início e se uniram pelo interesse em comum de ajudar quem mais precisa.

“Ninguém está ali para buscar promoção ou ganho pessoal, mas sim pela satisfação de poder ajudar o próximo. A gente faz de coração, e o bacana é que as pessoas percebem isso. Depois de uma ação, recebo várias mensagens de agradecimento pelo atendimento prestado”, diz Rondelli, citando que a iniciativa nasceu também de um desejo pessoal em querer fazer algo em prol da comunidade.

Foto: Divulgação
Os cirurgiões-dentistas Carlos Rondelli e Carlos Nagai

“Eu já havia feito algumas ações pontuais, mas parecia que não supria a necessidade de querer ajudar de forma mais efetiva as pessoas. Na verdade, quando você está fazendo um trabalho social, não são apenas as pessoas atendidas que ganham. A gente acaba ganhando também”, observa.

Além dos dois cirurgiões-dentistas, compõem a liga Rogério Savoy (ortopedista), Silvia Michelin (endocrinologista), Thais Pavan (cardiologista), Adriana Matheus (fisioterapeuta), Jânio de Souza (optometrista), Rogério Panhoca (otorrino) e Heloisa Lopes (nutricionista).

As ações da Liga da Saúde visam principalmente idosos e crianças. Elas já aconteceram em locais como Centro Cívico, CIVI, Fidam e Colégio João 23.

A do último final de semana aconteceu na Casa da Criança Araúna e foi a primeira experiência do grupo num bairro mais afastado da região central.

“Percebemos que durante as ações nos locais próximos ao Centro, as pessoas mais carentes até compareciam, mas não como gostaríamos. Então, pensamos em fazer algo nos bairros e a turma toda topou”, conta.

A experiência, segundo avaliação de Rondelli, foi positiva, e a ideia é voltar a fazer uma ação nos Lírios, mas da próxima vez voltada especialmente às crianças.

Durante as ações, além das orientações sobre prevenção e cuidados com a saúde, a equipe também foca em possíveis diagnósticos. “Não estamos tratando nada. É mais uma triagem e diagnóstico”, destaca.

Nas ações direcionadas à terceira idade, o foco da odontologia, por exemplo, é o câncer bucal. “Se achamos alguma imagem suspeita, encaminhamos para biópsia. Normalmente é difícil quem faça esse diagnóstico, então se percebemos algo encaminhamos para agilizar o processo”.

Nos casos em que ocorrem diagnósticos nas demais áreas contempladas pela ação, os pacientes também são orientados e encaminhados para tratamento.

Nas ações envolvendo público infantil, além dos atendimentos na área de saúde, a liga leva ainda um educador físico para avaliar a mobilidade das crianças e sua aptidão para os esportes.

Publicidade