Iniciativa chama atenção para doação de sangue animal

A coleta de sangue aconteceu em uma van estacionada na Praça Tiradentes, na Avenida Bandeirantes


O cãozinho Theo tem apenas um ano, mas já doava seu sangue para ajudar quem precisa. Sem raça definida, ele é o xodó dos proprietários Débora Silva de Olvieira e Alberto Ross, que aproveitaram a manhã deste sábado para participar da campanha “Cães Salvando Cães”, realizada em Americana. “Achamos importante participar porque é uma forma de poder ajudar outros animais”, disse Débora.

A coleta de sangue aconteceu em uma van estacionada na Praça Tiradentes, na Avenida Bandeirantes, em frente à sede da Gama. O atendimento é feito pela empresa Pets And Life, de São Paulo, que mantém o trabalho itinerante para ajudar na divulgação da campanha e a salvar vidas de pets.

A vinda da van para Americana foi uma iniciativa do zootecnista Julio Cesar Sorrilha, que soube do trabalho feito por eles e fez o convite para virem para Americana. Julio também aproveitou a manhã para doar sangue dos seus dois cachorros – Lim e Argos, ambos da raça pastor belga malinois. “Achei bem interessante. Numa emergência, se você não consegue sangue para salvar o seu animal com certeza irá perdê-lo”, disse.

A veterinária Júlia Neves Pessoto, que trabalhou na coleta de sangue dos animais, disse que a doação não faz nenhum mal aos bichos e em caso de resistência do animal, a orientação é não insistir. “Não queremos estressar o animal. Se ele não quiser cooperar, a gente não força”, informa.

O volume coletado obedece o peso e porte da espécie. Cachorros acima de 28 quilos, por exemplo, podem doar entre 450 e 500 ml de sangue. O material faz a diferença na hora de salvar a vida de um outro cachorro.

Além de emergências, como atropelamentos, por exemplo, há outras situações em que a doação se faz necessária. Ela citou o caso de doenças como câncer, alguns tipos de anemia e a temida doença do carrapato. “Há casos de animais desfalecidos, salvos graças ao sangue recebido de outro”, informa.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora