18 de abril de 2024 Atualizado 19:27

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Pedidos para prefeitura

Iluminação pública lidera solicitações no SAC de Americana

Relatório aponta que, no ano passado, houve 4.484 solicitações sobre esse tema; Covid-19 e pernilongos também estão na lista

Por Rodrigo Alonso

23 de janeiro de 2022, às 08h29

Iluminação pública foi o assunto que mais fez os moradores de Americana entrarem em contato com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cidadão) da prefeitura em 2021, segundo lista divulgada pela administração municipal ao LIBERAL.

Problemas que envolvem iluminação pública em Americana foram motivo de 4,4 mil reclamações no ano passado – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Ao longo do ano, foram 15,2 mil registros no serviço. Destes, 4.484 foram atendimentos sobre iluminação. A maior parte era relacionada a lâmpadas apagadas ou quebradas em via pública. O Executivo informou que faz as trocas entre dois e três dias após a solicitação.

Desde 2015, toda manutenção de iluminação pública é de responsabilidade da prefeitura. De acordo com o Executivo, com os recursos oriundos da CIP (Contribuição sobre Iluminação Pública), já houve a instalação de 14 mil lâmpadas de LED no município.

Atualmente, há uma licitação em andamento no município para contratação de empresa que ficará responsável pela substituição de tecnologia das luminárias.

ados da prefeitura obtidos pelo LIBERAL mostram quais foram os principais motivos de reclamações em Americana – Foto: Editoria de Arte / O Liberal

Requerimentos de serviço de cata-treco, com 854 solicitações, de poda de árvore, com 654, e de reparo no asfalto, com 619, também se destacam no relatório do SAC, assim como pedidos de informações e orientações sobre IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), com 525.

Logo abaixo na lista, aparecem as denúncias de descumprimento de medidas sanitárias para contenção da pandemia do coronavírus, com 437 atendimentos.

Dezembro e os pernilongos

Exclusivamente no último mês de 2021, o que chamou atenção foi a quantidade de reclamações motivadas por aparecimento de pernilongos, com 99 só em dezembro e 117 no acumulado do ano – no mês passado, ficou atrás apenas do número de atendimentos sobre iluminação pública, com 253 reclamações.

Infestação de pernilongos em Americana foi alvo de reclamações no SAC da prefeitura – Foto: Claudeci Junior / O Liberal

Em média, a cada dez pessoas que acionavam o SAC em dezembro, uma reclamava de pernilongos. Conforme o LIBERAL noticiou ao longo do último mês, uma infestação tomou conta de diferentes bairros, o que motivou a prefeitura a realizar serviços de nebulização.

As reclamações ou requerimentos de serviço à prefeitura podem ser feitos pelo telefone (19) 3475-9024, pelo site americana.sp.gov.br/americanainteligente ou pelo aplicativo de celular 1Doc Atendimento. A administração também disponibiliza o e-mail sac@americana.sp.gov.br para orientações ou informações.

Publicidade