19 de abril de 2024 Atualizado 20:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Igrejas celebram Corpus Christi com procissões

Tradição de enfeitar as ruas para a passagem dos fiéis será mantida em algumas paróquias de Americana durante o feriado desta quinta-feira

Por Valéria Barreira

19 de junho de 2019, às 20h28 • Última atualização em 19 de junho de 2019, às 20h29

O Corpus Christi será celebrado com missas e procissões nas igrejas de Americana. A data é comemorada pelos católicos e em algumas paróquias envolve a tradição de enfeitar as ruas por onde passam os fiéis. O horário das celebrações varia de uma paróquia para outra.

Foto: Divulgação
No ano passado, decoração foi feita apenas dentro da Igreja Bom Jesus

Na Basílica Santuário de Santo Antônio de Pádua, a data será celebrada com missa solene às 10 horas, com a participação do Coro Monsenhor Nazareno Maggi, e às 15h30, com uma procissão. Nas igrejas Nossa Senhora Aparecida, Dom Bosco e São Domingos de Gusmão, a missa seguida de procissão terá início às 9 horas e, na São Benedito, às 8h30.

Na Igreja Bom Jesus, a tradição de decorar as ruas próximas será retomada depois de quase dez anos. No ano passado, os tapetes enfeitaram apenas o interior da igreja. Desta vez, eles serão montados nas ruas Uruguai, Argentina e Haiti.

A iniciativa partiu do padre Marcelo Fagundes e foi abraçada pelos frequentadores da paróquia. Segundo Arlete Trevisol, coordenadora da Liturgia, há cerca de um mês eles começaram a armazenar os materiais utilizados na confecção dos tapetes. Serragem, pó de café, cascas de ovo e tampinhas de garrafa encapadas com papel vão ajudar a compor a decoração.

Arlete informa que a paróquia comunicou os moradores no trajeto por onde passará a procissão e pediu a colaboração de todos, evitando deixar os carros estacionados nas ruas. A missa seguida pelo cortejo terá início às 9h. “Pedimos também a compreensão das famílias, porque os tapetes começam ser montados às quatro horas da manhã e como são várias pessoas envolvidas sempre há algum barulho”.

Os fiéis da Paróquia São Domingos Sávio também estão mobilizados para enfeitar as ruas próximas à igreja, no Residencial Jacira. Segundo Magno Alencar da Silva, ministro da igreja e membro da comissão de eventos, o trecho decorado será maior em comparação ao do ano passado. “Desta vez, vamos enfeitar todas as ruas que formam o quarteirão em volta da igreja”.

Os tapetes serão feitos com serragem tingida e pó de café. Os fiéis se reunirão na igreja às 5h30 para uma oração e depois vão às ruas trabalhar para deixar tudo pronto para a procissão, às 16h. Perto de 100 pessoas estarão envolvidas na decoração. “Será um gesto de amor à Igreja”, destaca Magno.

Publicidade