28 de março de 2024 Atualizado 08:15

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Homem é morto com três tiros após apontar arma contra guardas municipais

Segundo a Gama, ele baleou um outro indivíduo no Jardim dos Lírios e tentou atirar contra a equipe

Por Leonardo Oliveira

25 de março de 2021, às 17h00 • Última atualização em 25 de março de 2021, às 18h02

Caso foi registrado no Plantão Policial de Americana - Foto: Marcelo Rocha - O Liberal

Um homem de 51 anos morreu após apontar uma arma contra guardas municipais de Americana no início da tarde desta quinta-feira (25), no Jardim dos Lírios. Antes, ele havia baleado um outro indivíduo, que está internado no Hospital Dr. Waldemar Tebaldi em observação.

Donizete Ribeiro dos Santos foi atingido por três disparos feitos por um agente e morreu depois de ser socorrido ao HM. A versão da Gama (Guarda Municipal) é de que o patrulheiro agiu em legítima defesa e que o homem chegou a apontar a arma para equipe, por isso foi necessário o revide.

A ocorrência teve início por volta das 12h30, quando os guardas estavam em patrulhamento no bairro, durante a Operação Saturação, para combater o tráfico de drogas. Em determinado momento, ouviram disparos de arma de fogo e gritos da população.

Na Rua Pica Pau, a Gama viu um homem deitado ao chão após ser baleado. Donizete, apontado como o autor dos disparos, correu da viatura, que começou a persegui-lo. Em certo momento, segundo a corporação, houve uma ordem para que ele deitasse ao chão.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

De acordo com a Guarda, Donizete não se rendeu e apontou a sua arma em direção a uma viatura – ele acabou baleado por um agente e precisou ser socorrido por uma ambulância ao Hospital Municipal – lá, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

Nenhum dos patrulheiros se feriu e o indivíduo foi parado antes de fazer qualquer disparo. O homem baleado por Donizete foi atingido por seis tiros e segue internado, sem risco de morte, segundo apurou o LIBERAL com guardas municipais durante o registro da ocorrência.

‘Foi uma situação de legítima defesa’, diz subinspetor

Em entrevista ao LIBERAL, o subinspetor Alexandre Gardenal afirmou que um procedimento administrativo será aberto para investigar o caso. Trata-se de uma ação de praxe em ocorrências que envolvam morte de civis em uma ação das forças de segurança.

“A gente viu que foi uma situação de injusta agressão, de legítima defesa dele e de outros, a situação  não é rotineira, porém, a princípio, a reação do guarda foi de acordo com os procedimentos adotados, então, automaticamente, ele vai voltar ao serviço de rotina dele”, disse o subinspetor.

A arma utilizada nos disparos contra Donizete foi recolhida e passará por perícia. O caso será encaminhado para a corregedoria da Guarda, que terá entre 15 a 30 dias para dar um veredito sobre a conduta do patrulheiro, segundo Alexandre.

Publicidade