Canil da Gama forma cachorros para ocorrências policiais

Hércules está sempre no noticiário, mas ele não é o único que auxilia no trabalho dos guardas


Vídeo:

O telefone toca na sede da Romu (Ronda Ostensiva Municipal), no bairro Frezzarin. É manhã de uma quarta-feira chuvosa. Do outro lado da linha, a voz solicita reforço para uma operação em andamento no São Roque, em Americana, e faz um pedido: “tragam o Hércules”.

Foto: João Carlos Nascimento_O Liberal
Guardas durante treinamento de cão no Canil da Romu

Começava ali mais um dia de trabalho para o pastor alemão de quase sete anos e presença constante no noticiário policial. Neste dia, ele ajudou a encontrar drogas. Foi mais uma ocorrência de sucesso para o currículo do cão, que já chegou a ser requisitado quatro vezes numa escala de 12 horas de trabalho.

Hércules exemplifica bem o trabalho dos cães que integram os canis da Gama (Guarda Municipal de Americana) e prova que eles podem ser bem mais que amigos.

Qualidades comuns a outros cães, como obediência, fidelidade e disposição para responder a qualquer comando do dono são elevadas ao extremo com adestramento focado no combate à criminalidade.

Há 10 anos, o canil da Gama forma cachorros para ocorrências policiais. Hoje são seis cães na ativa, um aposentado e dois filhotes em treinamento. Eles são usados para faro, busca e proteção, conta o comandante das equipes da Romu, Charles Renato da Costa.

Segundo ele, Hércules é o mais velho na ativa e o mais requisitado. É usado para policiamento, mas empregado principalmente para faro e busca. Hércules procura – e acha – drogas, armas e corpos. Mas ele não está só. Danger, um pastor de dois anos e meio, é um cão de policiamento usado para conter fugas ou manter a ordem em eventos. O olhar do cachorro é de dar medo.

“A presença do Danger impressiona em qualquer lugar e o efeito psicológico que ele causa é maior que o de uma equipe de vários homens armados”, avalia o comandante da Ronda Ostensiva.

Se for preciso conter alguém, ao comando do guarda ele fará isso usando a força da mandíbula. Ele morde e mantém a mordida até que o guarda faça a imobilização.

Conheça os cachorros e suas habilidades

Bolt

Raça: Border Collie
Idade: 1 ano e 7 meses
Função: show dog

Luna

Raça: Pastor Belga de Malinois
Idade: 2 anos e 3 meses
Função: faro

Danger

Raça: Pastor Belga de Malinois
Idade: 2 anos e 3 meses
Função: policiamento

Hércules

Raça: Pastor Alemão
Idade: 6 anos e 7 meses
Função: faro e policiamento

Pantera

Raça: Pastor Belga de Malinois
Idade: 6 anos e 6 meses
Função: faro e policiamento

Draco

Raça: Pastor Belga de Malinois
Idade: 2 anos e 3 meses
Função: policiamento

Kyara

Raça: Foxhound
Idade: 3 meses
Função: Em adestramento para busca e faro

Nero

Raça: Pastor Belga de Malinois
Idade: 3 meses
Função: Em adestramento para faro

Snoopy

Raça: Labrador
Idade: 9 anos e 7 meses
Função: Se aposentou como show dog

Cães são treinados pelos GMs e têm rotina

Os cães da Romu são adestrados pelos próprios guardas, que usam a recompensa como estímulo aos animais durante o treinamento. Cada cachorro tem seu próprio adestrador, que é responsável também pelos cuidados diários do animal.

Todos – exceto o labrador aposentado Snoopy, que anda solto pela sede e sempre dá as boas-vindas a quem chega – são mantidos em boxes individuais dentro do canil.

Diariamente são retirados para banho de sol, enquanto o canil é limpo e higienizado. Os cuidados com a saúde dos animais incluem também alimentação adequada e caminhadas.

Um veterinário voluntário se encarrega de examiná-los e garantir que estejam sempre saudáveis.

 

 

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!