28 de março de 2024 Atualizado 15:12

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Ranking

Gama está entre as guardas mais produtivas do Estado

Dados que basearam lista foram analisados pela SSP e se referem à atuação em ocorrências criminais

Por Isabella Holouka

14 de fevereiro de 2020, às 10h15 • Última atualização em 14 de fevereiro de 2020, às 12h12

A Gama (Guarda Municipal de Americana) foi apontada como uma das mais produtivas do Estado de São Paulo durante a Conferência Nacional das Guardas Municipais do Brasil, no último fim de semana.

O ranking leva em conta a quantidade de ocorrências atendidas e apresentadas nos distritos policiais das 223 cidades paulistas que contam com corporações municipais.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Os dados foram analisados pela SSP (Secretaria Estadual de Segurança Pública) e se referem à atuação em ocorrências criminais, com prisões em flagrante ou que podem ser alvo de inquérito. Em cidades onde não há atuação de guardas municipais, tais ocorrências são atendidas pela PM (Polícia Militar).

Foto: Arquivo / O Liberal_18.7.2017
Patrulheiros da cidade ocupam posição de destaque no levantamento divulgado por conferência

Para o presidente da conferência, Oséias Francisco da Silva, a periodicidade de dois anos com que o ranking é divulgado leva em conta o impacto político a que as guardas estão sujeitas.

“As cidades que estão bem colocadas vivem o reflexo de uma gestão mais qualificada, que prioriza a segurança municipal. Onde as guardas acabam não tendo impacto, a população pode cobrar junto aos prefeitos”, afirma.

Além disso, ele ressalta que os números representam o trabalho mais reativo e repressivo e não traduzem a totalidade, já que “talvez mais de 80% da atuação das guardas municipais seja na prevenção”.

O uso de tecnologias permitiu a otimização do efetivo da Gama, segundo o comandante Marcos Guilherme.

“Temos utilizado tecnologias para retirar o contingente dos patrimônios, atuando mais na solicitação da população. No nosso trabalho preventivo os guardas acabam se deparando com mais ocorrências”, diz.

Um exemplo é a instalação de câmeras de monitoramento em espaços públicos como escolas municipais, onde alarmes substituem a presença dos patrulheiros.

Com relação à natureza das ocorrências atendidas, destacam-se prisões em flagrante por tráfico de drogas com a atuação da Romu (Ronda Ostensiva Municipal) e auxílio do canil.

Além disso, é numerosa a atuação em fiscalizações e ocorrências de trânsito, violência doméstica e solicitações da população em geral, envolvendo furtos ou roubos.

“O investimento é alto na guarda municipal, em torno de R$ 50 milhões anuais, então fazemos valer o investimento. A população de Americana confia na Guarda Municipal, então a solicita e para nós é uma satisfação estar nesse ranking entre cidades com maiores populações e, consequentemente, um volume maior de ocorrências”, finaliza o comandante.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

Confira o episódio desta semana do podcast Além da Capa, que trata sobre a entrega do novo Pronto Socorro do Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana. A missão deste episódio é explicar os 11 anos que se passaram entre o anúncio e a entrega da obra:

{{1}}

Publicidade