28 de março de 2024 Atualizado 20:58

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Grupo Liberal encerra cobertura multimídia do período eleitoral

Produção teve 23 horas de transmissões ao vivo com debates e entrevistas nos municípios da região

Por Redação

17 de novembro de 2020, às 09h04 • Última atualização em 17 de novembro de 2020, às 17h01

Em um esforço inédito de jornalismo local, o Grupo Liberal encerrou, neste domingo, a cobertura especial das eleições municipais em Americana e região. Desde setembro, foram produzidas reportagens especiais, entrevistas com candidatos a prefeito e a vereador, programas ao vivo e um debate eleitoral.

Neste domingo, a transmissão da apuração dos votos e a divulgação dos resultados acumulou quase sete horas ao vivo nas rádios FM Gold 94.7 e Clube AM 580, e por meio de lives no Facebook e no YouTube. Nas redes sociais, foram mais de 150 mil visualizações no programa que noticiou a eleição dos prefeitos e vereadores da região.

Ação atingiu todos os candidatos a prefeito de Americana e S. Bárbara – Foto: Marcelo Rocha / O Liberal

Durante todo o dia de votação, uma equipe de 17 jornalistas participou da apuração de informações para a produção de reportagens sobre a eleição e de conteúdo que ajudasse o eleitor na hora do voto.

Foi pensando justamente em levar ao leitor informação útil que o LIBERAL produziu, por exemplo, conteúdos inéditos e históricos para esta eleição, como as entrevistas com mais de 470 candidatos a vereador em Americana, que se transformaram em pequenos perfis publicados no site do jornal.

Na cobertura, também foi oferecido ao leitor um caderno especial sobre quais são os desafios de Americana e quais os caminhos para solucioná-los. Além disso, jornalistas do Grupo Liberal entrevistaram os 13 candidatos a prefeito de Americana e Santa Bárbara, em sabatinas publicadas em vídeo, áudio e nas edições impressa e digital.

Na última quarta-feira antes da votação, um debate reuniu todos os concorrentes na briga pelo governo americanense.

“Foi enorme o esforço que fizemos, entre diversos departamentos, para levar a cobertura mais útil e relevante ao nosso leitor, ouvinte ou usuário do site”, comentou o editor-executivo João Colosalle. “A audiência que tivemos foi incrível, o que prova o quanto nosso papel é importante na comunidade”.

“Acredito que a cobertura do LIBERAL nessas eleições foi capaz de atender a um dos principais, senão o principal, desafio da comunicação contemporânea, que é oferecer conteúdo qualificado e respaldado pela credibilidade nos diferentes meios onde atua”, comentou o editor Bruno Moreira, que coordena o Jornalismo nas rádios.

“Os formatos pensados para esse meio estiveram bem alinhados aos hábitos de consumo de 2020, sem esquecer da audiência já angariada ao longo dos anos nas demais mídias”, explicou.

Jornal virtual
A partir desta quarta-feira, o LIBERAL retorna a publicação de edições impressas apenas às terças, quintas, sábados e domingos. A medida havia sido adotada durante a crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em março.

Em outubro, por conta do período de eleições, o Grupo Liberal havia decidido por retomar a circulação impressa diária, entre terça e domingo. A redução nas edições leva em conta a atualização dos novos hábitos de consumo de informação e o desafio de se manter sustentável economicamente no mercado de comunicação.

Publicidade