23 de abril de 2024 Atualizado 17:35

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Covid-19

Governo de São Paulo restringe atividades entre Natal e Ano-Novo no Estado

Entre 25 e 27 de dezembro e 1 a 3 de janeiro somente serviços essenciais podem funcionar no Estado de São Paulo

Por

22 de dezembro de 2020, às 13h09 • Última atualização em 22 de dezembro de 2020, às 17h18

O Governo de São Paulo restringiu as atividades da economia paulista entre o Natal e o Ano-Novo. Apenas serviços essenciais poderão funcionar em todo o Estado entre os dias 25 e 27 de dezembro e entre 1 e 3 de janeiro.

A medida foi anunciada nesta terça-feira atendendo recomendação do Centro de Contingência da Covid-19, e é uma forma de tentar frear a aceleração do contágio, que pode se agravar com as comemorações do final do ano.

Entenda como funcionará as restrições entre o Natal e Ano Novo – Foto: Reprodução

As restrições nesses seis dias, semelhantes à fase vermelha, envolvem proibição para o funcionamento do comércio, bares e restaurantes. Apenas o delivery poderá funcionar. Em relação ao setor de hospedagem, não haverá nenhuma restrição.

Nestes seis dias específicos, o atendimento presencial está proibido em shoppings, lojas, concessionárias, escritórios, bares, restaurantes, academias, salões de beleza e estabelecimentos de eventos culturais. Farmácias, mercados, padarias, postos de combustíveis, lavanderias e serviços de hotelaria estão liberados.

Diretor executivo do Centro de Contingência, João Gabbardo disse que, se essas medidas não se traduzirem em redução nos casos e internações, poderá haver recuo de regiões para as fases laranja ou vermelha em janeiro.

“Isso é uma sinalização para população, que pode ser o prenúncio de algo que pode acontecer mais adiante. Se não conseguirmos uma redução de casos, internações e continuarmos com pressão sob o sistema de saúde, é possível que logo adiante tomemos novas medidas. Faremos isso analisando dia a dia o que está ocorrendo”, declarou Gabbardo.

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen disse que o ponto principal das restrições é evitar aglomerações.

“O ponto mais importante que estamos evitando agora são aglomerações e festas. O funcionamento de estabelecimentos cria motivo para circulação de pessoas. Sábado e domingo muitos ficam abertos e a população realiza trocas. Precisamos ficar em casa para a redução da circulação do vírus nesse período”, explicou a secretária.

Fase amarela
Apesar do anúncio, a região de Campinas segue na fase amarela do Plano São Paulo e a economia poderá funcionar dentro das regras da fase nos dias 22, 23 e 24, 28, 29, 30 a 31 de dezembro, e entre 4 a 6 de janeiro.

📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp

Já a região de Presidente Prudente foi reclassificada para a fase vermelha em função da ocupação de 83% dos leitos.

Outra decisão anunciada hoje é que nenhuma região será classificada para a fase verde em janeiro. A próxima classificação será no dia 7 de janeiro.

Publicidade