18 de abril de 2024 Atualizado 08:17

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Gama reforçou combate ao tráfico antes de atos de vandalismo

Região do Jardim da Paz e do Parque da Liberdade foi palco de atos de vandalismo, vistos como represália por moradores

Por André Rossi

01 de agosto de 2019, às 09h14

A Gama (Guarda Municipal de Americana) intensificou nos dois últimos meses as ações de combate ao tráfico de drogas no Parque da Liberdade e no Jardim da Paz. Os pontos foram escolhidos com base no relato de moradores e levantamentos estatísticos da corporação.

Na noite do último domingo, dois ônibus foram incendiados no Jardim da Paz, enquanto uma viatura da própria Gama foi atingida por uma pedra durante abordagem no dia anterior. Moradores do bairro acreditavam que os atos de vandalismo poderiam ser uma represália ao trabalho de combate ao tráfico da guarda.

A DIG (Delegacia de Investigações Gerais) de Americana abriu inquérito para apurar o caso dos ônibus incendiados. A polícia ouviu testemunhas e aguarda o resultado de exames de perícia.

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
e67d33da-8c36-42c3-800c-c84c100beab3

O comandante da Gama, Marcos Guilherme, disse ao LIBERAL que não era possível relacionar o incêndio dos ônibus a um ato de represália. Porém, admitiu que as ações foram intensificadas.

Prova disso está no número de ocorrências que resultaram em apreensão de entorpecentes. No ano passado, entre junho e julho, foram apenas três casos. Já no mesmo período deste ano, 13 ocorrências foram registradas em junho e outras 11 em julho, somadas as abordagens do Parque da Liberdade e do Jardim da Paz.

Das 24 ocorrências, 22 envolveram menores, liberados aos responsáveis legais – ainda houve quatro adultos presos por tráfico de drogas. Foram apreendidos três quilos e meio de maconha, pouco mais de um quilo de cocaína e 23 gramas de crack.

“Além do claro aumento das investidas da Gama naquela região, visando reprimir a prática do tráfico, temos em vista os reclames da população e levantamento do nosso setor de inteligência no aumento de crimes de menor potencial, como furtos de fios elétricos, metais e pequenos pertences que são repassados facilmente, crimes que são praticados em sua maioria por usuários de drogas”, explicou Marcos Guilherme.

Na sexta-feira passada, patrulheiros localizariam 791 porções de maconha no Liberdade. Também foram realizadas nos dois bairros sete averiguações sobre tráfico nos últimos dois meses.

“São de abordagens de pessoas conhecidas no exercício de tráfico de drogas naquela região e que naquela ocasião, por sua atitude no momento em que a equipe deparou, levantou-se suspeita e foram abordados, mas no entanto nada de ilícito foi constatado”, disse o comandante.

Publicidade