Gama recebe 10 pistolas elétricas para treinamentos

Armas elétricas airsoft, doadas pelo grupo de jipeiros Coyotes Offroad, serão usadas para simular situações de eventuais confrontos


A Gama (Guarda Municipal de Americana) recebeu dez armas elétricas airsoft que serão usadas no treinamento dos patrulheiros para situações de eventuais confrontos. A doação foi feita na tarde desta quarta-feira, no Gabinete do prefeito Omar Najar (MDB).

De acordo com o comandante da corporação, Marcos Guilherme, os equipamentos permitem experiência bem próxima da realidade durante os treinamentos. As armas são elétricas, semiautomáticas, não letais e têm aparência e peso semelhantes aos de pistolas reais, por isso são consideradas eficazes – já que o guarda vai treinar com uma arma parecida com a sua. Na arma, os projéteis são disparados por pressão.

Foto: Marília Pierre / Prefeitura de Americana
 A airsoft é utilizada em treinamentos que simulam casos em que um criminoso, por exemplo, reage a uma ação da Guarda

A airsoft é utilizada em treinamentos que simulam casos em que um criminoso, por exemplo, reage a uma ação da Guarda. Para patrulheiros presentes à entrega, o uso do equipamento garante segurança ao agente e a possibilidade de treinar situações de confronto.

Guilherme diz que esse tipo de arma de pressão é usado pela maioria das forças policiais em treinamento. Um caso citado por ele em que a airsoft pode ser útil é o de uma incursão simulada numa casa, onde existem vários cômodos. “Precisamos desse tipo de arma para no caso de uma reação, um revide. Com um equipamento como este é possível chegar mais próximo da realidade”.

As armas foram compradas por R$ 5 mil arrecadados em um evento realizado pelo grupo de jipeiros Coyotes Offroad.

Um dos integrantes do Coyotes, Glauber Casagrande, foi ao gabinete entregar as dez armas. Ele disse que o objetivo era doar uma câmera de monitoramento para a Gama, mas o dinheiro arrecadado não foi o suficiente. Como soube que os guardas precisavam das armas para o treinamento ele então fez a compra.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!