25 de abril de 2024 Atualizado 00:11

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Basalto

Gama interdita área de mineração ilegal em Americana

Polícia Científica constatou extração irregular árvores e vegetações e, também, mineração de basalto ilegal

Por Maria Eduarda Gazzetta

01 de outubro de 2021, às 11h05 • Última atualização em 01 de outubro de 2021, às 11h07

A Gama (Guarda Municipal de Americana) interditou uma área que faz divisa com a empresa Toyobo, no bairro Morada do Sol, que estava sendo usada para mineração ilegal. A interdição aconteceu na manhã de quinta-feira (30).

Ainda durante a operação, a equipe da Gama apreendeu 24 ferramentas que seriam usadas no crime.

Os patrulheiros foram acionados por um representante da empresa que relatou que em uma área, que faz divisa com a indústria, acontecia uma mineração ilegal. O funcionário da Toyobo disse, ainda, que em 2005 o crime também ocorreu na área, mas que na época o problema foi solucionado.

Ao chegarem nas coordenadas passadas pelo funcionário, os guardas puderam perceber que várias árvores nativas haviam sido cortadas e que havia movimentação de terra, bem como a abertura de uma estrada para facilitar o acesso ao local.

Enquanto a equipe estava em patrulha na área, um homem apareceu e disse ser o responsável pela mineração de basalto. Sendo assim, os guardas solicitaram as licenças para a extração de pedras, porém ele informou não haver nenhuma documentação. Por conta disso, a área foi totalmente interditada e isolada, sendo preservada até a chegada da Polícia Científica.

O órgão constatou que várias espécies de árvores e vegetação foram cortadas e que a mineração de basalto era realizada de forma irregular. O responsável foi encaminhado à Central de Polícia Judiciária, onde foi realizado o registro da ocorrência.

Durante a operação, a Guarda apreendeu 24 ferramentas, entre facões, ponteiros, picaretas, marretas e enxadas, além de luvas, bolsa de lona e fita crepe. Os materiais foram devolvidos ao responsável pela extração.

Publicidade