Gama começa fiscalização em faixa exclusiva no Amadeu Elias

Motoristas que invadirem a pista destinada ao Corpo de Bombeiros serão multados


A Gama (Guarda Municipal de Americana) deve iniciar nesta terça-feira uma fiscalização especial de trânsito no Viaduto Amadeu Elias e na Rua Rio Branco. Veículos que invadirem a faixa exclusiva para os bombeiros, implantada na sexta-feira, podem ser multados.

A faixa foi criada como um remendo à remodelação no viaduto. No mês passado, o elevado passou a ter mão única de direção. Para facilitar o transporte dos bombeiros ao Centro, foi criada uma pista exclusiva para eles na contramão dos outros veículos desde o início do viaduto até a Praça do Trabalhador, na Avenida Brasil.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Placas reforçaram sinalização aos motoristas sobre o uso da faixa

Vários veículos comuns têm transitado pela faixa exclusiva, principalmente no entroncamento da Avenida Brasil com a Rua Rio Branco. Apesar disso, a maioria dos motoristas respeita a pista dos bombeiros. O capitão da corporação no município, Bruno Gobbo, disse que até agora não houve problemas. Ele acha que as pessoas vão se acostumar e evitar o uso da faixa.

A prefeitura não informou detalhes da ação. O comandante da Gama, Marcos Guilherme, explicou que os agentes de trânsito devem autuar quem “estiver em desacordo com o estabelecido para aquela via”.

A prefeitura instalou nesta segunda-feira placas que indicam que a faixa é exclusivamente de uso dos bombeiros. O governo municipal chegou a anunciar antes que outros serviços de emergência podem usar a pista, mas as placas só indicam acesso dos bombeiros (a corporação fica ao lado do viaduto). Sinais luminosos estão instalados e os membros da corporação devem acioná-los antes de acessar o viaduto.

Ontem, segundo dia útil de funcionamento da faixa, houve congestionamento na Rua Fernando Camargo, em parte da Avenida Brasil e da Rua Rio Branco. O problema, porém, era o reparo em um sarjetão na esquina da Rua Benjamin Constant com a Rua Anhanguera.

Como o acesso à Rua Anhanguera ficou fechado neste trecho, os ônibus foram desviados para a Rua Fernando Camargo. O resultado foi lentidão no trânsito. “[Ônibus] Voltou a passar aqui de novo”, afirmou Guilherme Mascarenhas, dono de um estacionamento na Fernando Camargo. A previsão é que o reparo no sarjetão termine hoje.

Campanha

A Prefeitura de Americana iniciou nesta segunda-feira a campanha Trânsito Amigo. As ações começaram com um pedágio educativo na Avenida Brasil, próximo ao Paço Municipal, com apoio da Gama. Aproximadamente 200 motoristas foram atingidos pela iniciativa.

A primeira etapa vai até o dia 13 de dezembro, com atividades especiais para a conscientização de motoristas e pedestres, como pedágios educativos, distribuição de material informativo, abordagens nos comércios e vias públicas, colocação de faixas em pontos de grande circulação na cidade, entre outras ações.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!