22 de abril de 2024 Atualizado 23:35

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Americana

Funcionários lidam com más condições de estrada e falta de transporte

Problema ocorre na Avenida Affonso Pansan e a reclamação é antiga

Por Isabella Holouka

16 de março de 2020, às 09h01 • Última atualização em 16 de março de 2020, às 10h19

Os funcionários da indústria têxtil Nova Giulen, localizada na Avenida Affonso Pansan, reclamam das más condições da via, que “desviam de um buraco para cair em outros três”. Segundo a denúncia, os carros têm problemas mecânicos constantes e quem depende de ônibus para trabalhar agora precisa andar um quilômetro em uma estrada sem calçada e com mato alto.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

A reclamação é antiga. No mês passado, um abaixo-assinado entregue à prefeitura reuniu 127 assinaturas de funcionários, clientes e fornecedores, pedindo para que o trajeto receba pavimentação.

Outro documento pede que o transporte público volte a atender o local, onde além da Giulen há outra empresa instalada, atuando no segmento de e-commerce.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Avenida Affonso Pansan está cheia de buracos

A secretária Mônica Barreira, de 45 anos, trabalha na têxtil há 4, e conta que a situação é desanimadora. Muitos funcionários descem a avenida a pé, porque vão para o trabalho de ônibus ou moram na região do bairro Antônio Zanaga. Quem tem carro acaba dando carona aos colegas e muitas vezes fica no prejuízo.

“Por mais que você vá devagarzinho, o carro bate nos buracos. No mês passado o meu carro quebrou, já foi duas vezes para a oficina, ficou em R$ 2 mil. Tive que parcelar e é capaz de quebrar de novo e eu ainda estar pagando”, conta Mônica.

O administrador Antonio Carlos Salles, de 56 anos e 21 de empresa, conta que é frequente a troca de amortecedores, suspensão e pneus – danificados devido à grande quantidade de buracos na via. “Quem tem um carro mais fraquinho, arrebenta tudo”, completa ele.

A reportagem do LIBERAL esteve em contato com a Prefeitura de Americana, que afirmou que a Secretaria de Meio Ambiente prevê a limpeza dos arredores da avenida, para a retirada do mato alto. Entretanto, ressaltou que uma parte do trecho é de responsabilidade da AutoBAn.

Além disso, a administração disse ainda que está aguardando a liberação de um material, por parte da AutoBAn, mas já prevê a terraplanagem e aplicação de cascalho na via nos próximos dias. Questionada, a concessionária não respondeu até o fechamento desta edição.

Com relação ao cancelamento do ponto de ônibus que atendia aos funcionários, com as linhas 109, 114 e 213, a Sancetur – Sou, que opera o transporte público no município, não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Além da Capa, o podcast do LIBERAL

A edição desta semana do podcast “Além da Capa” fala sobre a pandemia do Covid-19, o novo coronavírus, e seus impactos nas cidades que fazem parte da RPT (Região do Polo Têxtil). Ouça:

{{1}}

Publicidade