ajuda
Frio aumenta procura por abrigos em Americana e região
Americana registrou 120 atendimentos a pessoas em situação de vulnerabilidade social nos primeiros dias de agosto
Por Lucas Ardito*
14 de agosto de 2024, às 06h45 • Última atualização em 14 de agosto de 2024, às 10h56
Link da matéria: https://liberal.com.br/cidades/americana/frio-aumenta-procura-por-abrigos-na-regiao-2232268/
O frio na RPT (Região do Polo Têxtil) no início de agosto aumentou a procura de pessoas em situação de vulnerabilidade social por abrigos. Em Americana, por exemplo, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos informou que registrou 120 atendimentos entre os dias 1º e 13 deste mês.
No último domingo (11), o município teve o dia mais frio do ano. Em medição feita pelo Ciiagro (Centro Integrado de Informações Agrometeorológicas), os termômetros registraram 6,7ºC por volta das 5h.
O atendimento em Americana é realizado pelo SEAS (Serviço Especializado em Abordagem Social), que conta com 89 pessoas em situação de rua cadastradas. Considerando as unidades masculina e feminina das casas de passagem, a média é de 30 pessoas acolhidas entre pernoite e alimentação.
📲 Receba as notícias do LIBERAL no WhatsApp
No caso daqueles que não aceitam pernoitar em abrigo, com direito à alimentação, o município fornece cobertores. O SAES informou, ainda, que intensificou as ações de abordagem social nas ruas, oferecendo acesso às casas de passagem, de recâmbio e cobertores.
Região
Em Nova Odessa, a Defesa Civil e o Fundo Social de Solidariedade informaram que foram atendidas mais de 20 pessoas no último fim de semana. Além disso, ressaltou que alguns atendimentos são recorrentes, já que o número de pessoas em situação de rua estimados na cidade está entre 10 e 15.
De sexta (9) a terça (13), foram realizadas ações nas ruas para a distribuição de cobertores e agasalhos, com cerca de 20 itens entregues. Ainda de acordo com a Defesa Civil, foi ofertado abrigo temporário aos transeuntes, mas ninguém aceitou.
Siga o LIBERAL no Instagram e fique por dentro do noticiário de Americana e região!
Hortolândia, por fim, informou que no mês de julho foram registradas 67 pernoites em abrigos da cidade. O número representa um aumento de 76,3% em relação ao mês de junho, que teve 38 atendimentos. A Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social informou que tem procurado pessoas em situação de rua para oferecer acolhimento, além de entregar cobertores e roupas de frio.
Faça parte do Club Class, um clube de vantagens exclusivo para os assinantes. Confira nossos parceiros!
As prefeituras de Santa Bárbara d’Oeste e Sumaré foram procuradas, mas não se manifestaram até o fechamento desta matéria.
*Estagiário sob supervisão de Diego Juliani.