20 de abril de 2024 Atualizado 00:43

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Comendador Müller

Fonte é reativada e desperta nostalgia na praça

Evento realizado nesta sexta-feira reuniu americanenses de diversas gerações para assistir à reinauguração da fonte na Praça Comendador Müller

Por Marina Zanaki

26 de julho de 2019, às 22h16

A fonte da Praça Comendador Müller, no Centro de Americana, foi reativada na noite desta sexta-feira (26), despertando nostalgia e trazendo lembranças. A prefeitura promove, com a ajuda de parceiros, a Festa do Comendador, que marca a reinauguração do espaço.

Nesta sexta, o primeiro dos três dias da festividade, estiveram presentes americanenses de diferentes gerações – em comum, compartilham um afeto especial pela praça encravada no Centro da cidade.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Fonte da Praça Comendador Müller foi reinaugurada na noite desta sexta-feira

O casal Carlos Alberto Cruz, de 54 anos, e Almerinda Cruz, de 53 anos, ficaram animados quando souberam que a fonte seria reinaugurada. “Na época da antiga Squalidu’s, do cinema, essa praça era o refúgio da gente. No final do baile, era o point na madrugada. Queria comer, era para cá que vinha”, lembra o mecânico Carlos, referindo-se à discoteca que fez sucesso na década de 1980 e 1990 na cidade.

A comerciante Almerinda foi marcada pelos enfeites natalinos na praça. “Todo mundo vinha com filhos e família só pra ver a fonte e os enfeites”, recorda.

Já as lembranças do aposentado Edgar Migot, de 72 anos, remontam à época da paquera aos finais de semana. “As mulheres andavam em um sentido e os homens de outro, ao contrário, e a fonte funcionava com música, era a coisa mais linda. Espero que seja a mesma coisa”, torce.

Foto: Mara Chimetto / O Liberal
Festa do Comendador marca a reinauguração da fonte

As novas gerações também se encantam com a fonte. A estudante Bruna Morales, de 24 anos, recorda da infância ao ver a fonte novamente ativa. “Lembro dela só de quando era pequena, sempre foi uma coisa que passei mas nunca estava funcionando”, afirmou.

O prefeito Omar Najar (MDB) comentou sobre as melhorias no espaço. “É importante a convivência, reavivar o Centro de Americana. Passava aqui e estava tudo escuro, triste”, declarou o chefe do executivo.

“Estamos resgatando um dos principais pontos turísticos, trabalhando a autoestima, a história do americanense, que tanto queria ter esse espaço de volta. Além de atrair crianças e famílias para praça, a ideia é trazer pessoas para o Centro da cidade, ajudando não só pessoal dos quiosques da praça mas comerciantes da região central”, afirmou o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias.

Empolgação

A reportagem do LIBERAL flagrou um homem que empolgou-se com a reinauguração e deu um rápido “mergulho” na fonte, saindo em seguida.

A Festa do Comendador segue neste sábado (27) e domingo (28), a partir das 13h. O evento vai contar festival de música e gastronomia, feira de artesanato e playground.

Publicidade