19 de abril de 2024 Atualizado 15:20

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

Temporal

‘Foi vida contra morte’, afirma vigia que teve carro arrastado em enxurrada

Hermes do Brasil Santana quebrou vidro para sair de carro, encarou correnteza do Rio Piracicaba e se agarrou a galho até ser resgatado pelos Bombeiros

Por George Aravanis

15 de janeiro de 2020, às 08h15 • Última atualização em 15 de janeiro de 2020, às 08h53

Arrastado com seu carro para dentro do Rio Piracicaba durante a enchente que castigou Americana no último domingo, o vigilante Hermes do Brasil Santana, de 51 anos, travou uma batalha contra a morte. Está vivo, acredita, por milagre e muita luta.

Receba as notícias do LIBERAL pelo WhatsApp. Clique aqui e envie uma mensagem para ser adicionado na lista de transmissão!

Ele dirigia para o trabalho pela Avenida Nicolau João Abdalla, perto do CDP (Centro de Detenção Provisória), quando foi pego de surpresa e “engolido” pela enxurrada. O C3 que pilotava rodou e, quando percebeu, carro e motorista já estavam dentro do rio.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Vigilante agora pretende cumprir promessa que fez a Deus ainda quando tentava sair do carro

Com a frente do veículo mergulhada no leito, a água até os joelhos e sem conseguir abrir as portas, Santana fez um apelo: “Eu falei ‘Senhor, eu não quero morrer. Eu sei que eu vou morrer mas eu não quero morrer”, contou o vigilante ao LIBERAL.

Mesmo diante do fim que parecia certo, decidiu não desistir. “[Pensei] Não sei se eu vou, mas eu vou lutar até o fim.”

Santana tentou quebrar o vidro da frente e não conseguiu. Arremeteu então contra o vidro traseiro com socos e chutes. “[Pensei] Vou tentar até a última hora, que eu sei que se esse vidro não abrir eu vou morrer.”

Quando rompeu o vidro, a certeza da morte deu lugar a uma ligeira esperança. “Falei ‘eu tenho 1% de chance de vida’, lutando contra a morte, lutando para viver”, lembra Santana, que atropela e engole as palavras ao rememorar o episódio que não sai da sua mente.

Ciente de que precisava de calma para se salvar, pediu sabedoria a Deus. Sentou na traseira do carro e passou a observar galhos de árvores arrastados pela correnteza, orando para que um deles se aproximasse. Enquanto isso, o veículo rodava e afundava.

Foto: Reprodução
Vídeo mostra momento em que Hermes consegue quebrar vidro traseiro e sair do carro, já dentro do Piracicaba

Santana viu um galho grande se destacar entre os demais, perto do carro. “Falei: esse galho vai ser a minha salvação. Aí quando o carro desceu de uma vez eu pulei e nadei, nadei, fui contra a correnteza até esse galho.”

Ouça o “Além da Capa”, um podcast do LIBERAL

A distância entre o C3 e o pedaço de árvore não era maior que seis ou sete metros, mas com a correnteza contra e a chuva forte, o vigilante estava exausto. Reuniu forças que não tinha. “Eu estava cansando já, mas falei ‘não vou desistir, vou até o último’”.

O vigilante alcançou o galho e o abraçou. Então, surgiu uma nova preocupação. Ele percebeu que seu “colete salva-vidas” era arrastado pela enxurrada em direção à comporta da Represa do Salto Grande. Se chegasse até lá, seria jogado rio abaixo e acabaria a esperança.

“Falei ‘Não posso chegar nessa comporta. Se eu chegar não vai ter mais jeito”, completa.

Santana então ouviu um grito. Gritou de volta. Eram os bombeiros, que o procuravam com um bote. Resgatado com ajuda de uma corda após a batalha de quase meia hora, diz ter tido uma “sensação maravilhosa” pela “vida nova” que ganhou.

Encarou a morte que considerava certa e saiu apenas com escoriações leves nos braços e pernas por causa dos golpes contra o vidro. “Foi a vida contra a morte. Eu querendo viver e sabendo que ia [morrer].”

Agora, pretende cumprir a promessa que fez a Deus ainda quando tentava sair de dentro do carro. “Se Ele me tirasse dessa situação, eu ia fazer algo para Ele, ia ser uma pessoa melhor”.

Publicidade