Fogo fecha ecoponto no Jardim dos Lírios temporariamente

Reportagem do LIBERAL esteve no local pela manhã e viu moradores sendo orientados a procurarem os demais espaços para descarte de resíduos


O incêndio que atinge o ecoponto do Jardim dos Lírios, localizado na Rua das Seriemas, em Americana, desde a noite de domingo (11) tem ocasionado diversos transtornos à população. Além da fumaça com forte cheiro que se espalhou por diversas regiões do município, moradores que utilizam o espaço para descarte de material estão enfrentando dificuldades nesta terça-feira (13).

A reportagem das rádios VOCÊ (AM 580) e FM Gold (94.7 FM), do Grupo Liberal de Comunicação, esteve logo cedo no local e constatou que a fumaça estava um pouco mais baixa, mas ainda permanecia dentro do ecoponto.

Foto: Divulgação
Fogo atinge os entulhos do ecoponto do Jardim dos Lírios, em Americana, desde domingo à noite

Os funcionários da Regional da Cidade Jardim evitaram dar mais detalhes à reportagem, que presenciou o momento em que uma servidora disse aos moradores que o ecoponto ficaria fechado, sem prazo para reabertura. Ela orientou a população a procurar os outros ecopontos de Americana.

O Corpo de Bombeiros de America chegou a ir no local duas vezes nesta segunda-feira para apagar o incêndio. No entanto, como o local tem muito entulho, os objetos às vezes pegam fogo mesmo quando estão por baixo e, após os bombeiros saírem dali, as chamas acabam recomeçando e se propagando novamente.

Um morador das proximidades, que preferiu não se identificar, chegou antes das 8 horas e ficou aguardando a abertura do ecoponto para descartar uma carreta de material de jardinagem. “Desde domingo à noite eu senti o cheiro, mas ontem estava pior, a fumaça ocasionou reações alérgicas nas minhas crianças. Ontem eu fiz limpeza no meu quintal e vim trazer aqui e agora eu não tenho onde descartar”, indagou o morador.

A recicladora Fátima Maria dos Santos, de 64 anos, andou vários quarteirões a pé empurrando uma carriola com galhos de árvores para fazer o descarte no ecoponto. Ao saber que não estaria aberto, a moradora ficou desanimada e sem saber o que fazer. “A gente tenta fazer o certo, acabei cortando os galhos que estavam pegando no fio da rede em frente da minha casa e vim jogar no lugar de descarte, e agora acabo sendo prejudicados por atos de pessoas que fazem o errado”, reclamou.

Uma caminhonete na Regional da Cidade Jardim chegou ao ecoponto na manhã desta terça-feira para efetuar o serviço de reinstalação da cerca de entrada do espaço, que foi destruída há algumas semanas, segundos os moradores.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de Americana foi questionada sobre o incêndio e quando o ecoponto do Jardim dos Lírios será reaberto. Porém, até a publicação desta reportagem, ainda não tinha enviado a resposta.

Ecopontos

Além do ecoponto do Jardim dos Lírios, a população de Americana pode realizar o descarte de resíduos de construção civil, volumosos, poda de árvore e assemelhados em mais seis locais:

– Jardim Bertoni (Avenida Roma, esquina com Rua Madri)

– Jardim da Paz (Rua Estevão Carlos Vicentini, 175, no Residencial Dona Rosa)

– Antonio Zanaga (Rua Rayon Viscose, 209)

– Praia Azul (Rua dos Pinhais, 61, esquina com a Rua Pantanal)

– Catharina Zanaga (Rua Carmine Feola, 1.327)

– Nova Carioba (Rua José Nicoletti, 110)

As unidades funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, de sábado, das 8h às 17h, e de domingo, das 8h às 12h. Cada pessoa pode fazer o descarte de 1m³ (metro cúbico).

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora