19 de abril de 2024 Atualizado 18:07

8 de Agosto de 2019 Grupo Liberal Atualizado 13:56
MENU

Publicidade

Compartilhe

94.7 FM

FM Gold traz sucessos para o ar e retorno da audiência

Emissora do Grupo Liberal terá seu lançamento oficial nesta terça-feira, em Americana

Por Rodrigo Alonso

21 de janeiro de 2020, às 07h40 • Última atualização em 23 de janeiro de 2020, às 14h28

Um dos braços do Grupo Liberal, a 94.7 FM passou por uma reformulação completa e passou a entrar no ar como FM Gold em 26 junho de 2019. Desde então, a emissora tem atraído seu público com uma programação musical que se difere das demais no mercado regional. E na noite desta terça-feira, 21 de janeiro, a emissora promove seu lançamento oficial no John Gow Irish Pub, em Americana.

Diretor comercial e das rádios do grupo, Fernando Giuliani estima que a audiência aumentou 60% nesses últimos sete meses. Segundo ele, a FM Gold tem aparecido cada vez mais, inclusive, em veículos de transporte por aplicativo e táxis. “Me surpreendeu. Me surpreendeu porque nós vimos um grande número de pessoas respondendo a essa nossa ideia positivamente”, diz.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Uma rádio com hits de estilos e épocas variadas: assim nasceu a ideia da FM Gold

O processo de criação da FM Gold começou no primeiro semestre de 2019 e foi encabeçado por Giuliani. À época, ele queria inserir um novo perfil de música no rádio americanense e chamou o radialista Cris Correa para ajudá-lo nesse projeto.

Giuliani idealizava uma programação com músicas que fizeram sucesso em décadas passadas e permanecem, até hoje, na memória das pessoas.

“Fomos atrás das pessoas que seriam importantes para fazer isso. Uma delas é o Cris, que já vem com uma bagagem em cima desse segmento de música. E aí começamos a discutir e a trabalhar em cima desse ponto”, conta.

Foto: João Carlos Nascimento / O Liberal
Fernando Giuliani é quem dirige o comercial e as rádios do Grupo Liberal

Após reuniões, eles decidiram que a rádio se chamaria FM Gold, em referência aos “anos dourados”, segundo Giuliani. O nome também remete ao nível de exigência dos ouvintes da emissora.

Durante o planejamento, o Grupo Liberal se preocupou ainda em adquirir novos equipamentos, inclusive uma mesa de áudio digital importada da Itália e um software de automatização, e recorreu a uma empresa de São Paulo para a produção de uma nova plástica para ser levada ao ar.

“A gente deu uma cara de rádio grande, e ela está se tornando uma rádio grande. Foi uma plástica bem feita, com um estúdio muito bom de São Paulo”, afirma Cris, diretor de programação da FM Gold.

2005

O Grupo Liberal sempre zela pela produção de conteúdos que possam se adequar a seus diferentes formatos de comunicação. Isso também se aplica, é claro, no caso do rádio.

Quando a Rádio Você foi adquirida em 2005, a ideia era, justamente, promover um “casamento” entre o dinamismo da radiodifusão e a periodicidade do jornalismo impresso.

Desde então, o rádio se inseriu no dia a dia da redação, que passou a se preocupar mais com a captação de áudios.

“Hoje, a equipe de reportagem é capaz de, no meio de uma apuração, identificar as formas com que o conteúdo pode ser publicado. Este perfil de produção multimídia é o que LIBERAL sempre procura em seus jornalistas”, diz João Colosalle, editor-executivo do LIBERAL.

Para ele, o rádio dá dinamismo às notícias e é mais uma forma de os conteúdos produzidos pelo LIBERAL chegarem à comunidade de sua área de cobertura.

“Se há um acidente na Rodovia Anhanguera, a reportagem pode entrar ao vivo na rádio e alertar o ouvinte e, logo em seguida, produzir um texto ou outro conteúdo para o site ou para o jornal impresso do dia seguinte”, exemplifica.

Coordenador de jornalismo das emissoras de rádio do Grupo Liberal, Bruno Moreira aponta que as rádios aumentam o alcance das informações colhidas pela redação.

“A FM Gold e a Você AM caminham lado a lado das demais mídias do grupo, levando a marca da qualidade do jornalismo praticado pelo LIBERAL a lugares que nem mesmo nós podemos mensurar”, afirma.

Diretor comercial e das rádios do grupo, Fernando Giuliani acredita que a FM Gold e a Você AM também atraem leitores para o jornal impresso e o site do LIBERAL. “Na hora que ele ver lá [nas rádios] a manchete ou o resumo que nós estamos dando da notícia, ele vai querer, na hora que chegar em casa, se informar mais”.

Programação da FM Gold (94.7):

Liberal No Ar
Segunda a sexta-feira, das 6h30 às 7h30

Resumo Gold
Segunda a sexta-feira, das 17 às 19 horas

Gold Party
Sábado, das 22 horas à meia-noite

Programação musical
Demais horários, 24 horas por dia

Publicidade