Fisioterapia para idoso demora 22 dias para ser iniciada em Americana

Aposentado quebrou o fêmur, ficou 54 dias internado no Hospital Municipal e demorou para conseguir o tratamento


Darcy Gallo, 81, só conseguiu que sua primeira sessão de fisioterapia fosse marcada 22 dias após deixar o Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi. Ele ficou 54 dias internado após fraturar o fêmur numa queda dentro do banheiro de casa, segundo sua esposa, e iniciará a fisioterapia na quinta-feira.

A prefeitura só avisou a mulher dele, Jandira Miranda, 68, da data da primeira sessão depois que a mulher procurou o LIBERAL e a Ouvidoria da Secretaria de Saúde, ontem. O governo informou que as distribuições que são feitas todo início de mês estavam sendo definidas ontem.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Darcy Gallo, de 81 anos, ficou 54 dias internado após fraturar o fêmur

Segundo Jandira, antes disso não havia informações precisas. O médico que deu alta a seu marido orientou a fisioterapia, ela foi até a clínica que presta serviços à prefeitura, e depois à Secretaria de Saúde para marcar o transporte, mas não recebia datas. “[Falaram] que tem muita gente na frente, [que tinha de ter] paciência”, contou Jandira.

Como está na cama, Gallo precisa ser transportado por ambulância, contou Jandira. Seu marido não passou por cirurgia no hospital porque apresentou problemas cardíacos, o que poderia causar complicações, relatou a aposentada.

Foto: Marcelo Rocha / O Liberal
Darcy Gallo e sua mulher, Jandira Miranda: fratura na perna e fila por tratamento

A Secretaria Municipal de Saúde informou que o paciente entrou na espera para começar a fisioterapia neste mês e que a família foi devidamente orientada, mas não disse quando. Depois que Jandira contou que só recebeu a ligação após ligar para o LIBERAL e para a Ouvidoria, a reportagem questionou a assessoria de imprensa, que confirmou que Jandira só foi comunicada ontem.

Segundo a secretária de Saúde, atualmente cerca de 170 pessoas por mês são transportados para fisioterapia, mas a prefeitura garantiu que atende 100% da demanda. “Normalmente, as clínicas [que prestam o serviço à prefeitura], solicitam o transporte para o dia e horário disponível e somente após o agendamento inicia-se o tratamento”. Gallo passará por 20 sessões de fisioterapia, informou a prefeitura.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora

Receba nossa newsletter!