Fiscalização da Aneel começa nesta terça-feira

Força-tarefa irá fiscalizar in loco as barragens de 142 usinas hidrelétricas classificadas como dano potencial alto, entre elas a de Americana


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) inicia a partir desta terça-feira a força-tarefa para fiscalização in loco das barragens de 142 usinas hidrelétricas classificadas como dano potencial alto, entre elas a de Americana. O órgão pretende concluir a fiscalização até maio.

Foto: Willian Gregio/Divulgação
A barragem de Salto Grande deve passar por nova fiscalização

Em 71 usinas, a inspeção vai acontecer com equipe própria e apoio de agentes credenciados. As outras 71 serão fiscalizadas pelas agências estaduais conveniadas de cada região. Na terça-feira passada, o MP (Ministério Público) abriu um inquérito para averiguar qual a situação da barragem do reservatório do Salto Grande.

A fiscalização da Aneel caracteriza as barragens por dois critérios: dano potencial alto e risco. No dano potencial são compreendidos aspectos como tamanho do reservatório e existência de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo ocupando a área que seria afetada.

No critério de risco são avaliados detalhes como a documentação do projeto, qualificação técnica da equipe de segurança, roteiros de inspeção de segurança e monitoramento.

LIBERAL VIRTUAL Acesse agora