21 de Maio de 2020 Atualizado 22:05

8 de Agosto de 2019 Atualizado 13:56
MENU

Compartilhe

AMEAÇADO

Filhote de sagui ameaçado de extinção nasce no zoológico de Americana

Casal da espécie Sauim de Coleira deu à luz ao filhote no Parque Ecológico; eles estão ameaçados de extinção

Por Rodrigo Alonso e Natália Velosa

18 Maio 2020 às 14:20 • Última atualização 18 Maio 2020 às 21:08

Um filhote de sagui, da espécie Sauim de Coleira (Saguinus bicolor), nasceu no Parque Ecológico de Americana no mês passado. Os pais deles vieram do zoológico de Bauru e estão em Americana desde 2018. Agora, se revezam nos cuidados com o filhote.

A espécie encontra-se na Lista de Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção do Ministério do Meio Ambiente, na categoria “criticamente ameaçada de extinção”, devido ao desmatamento e fragmentação da Região Metropolitana de Manaus (AM), seu habitat natural.

“A cidade vai crescendo e vai tendo uma pressão. O ambiente que era só deles, agora, está sendo necessário dividir com os humanos”, disse Silvia Maria de Campos Machado, bióloga do Parque Ecológico.

A espécie é da Amazônia brasileira, vivendo exclusivamente na região de Manaus, pesa 600 gramas e tem um padrão de cor característico, com uma faixa branca de pelos na parte superior do corpo e marrom na parte inferior. São mamíferos e se alimentam de frutos e pequenos invertebrados.

O filhote de Americana nasceu em 19 de abril. No entanto, até hoje não se sabe o sexo dele, porque nenhuma pessoa teve contato com ele ainda e, à distância, não se consegue obter essa informação.

“A gente precisaria pegar para poder avaliar. E não dá para pegar porque isso pode interferir na criação dos próprios pais em relação a esse filhote”, afirmou Silvia.

Segundo ela, o contato com pessoas só deve ser possível quando o filhote tiver maior independência dos pais, daqui, aproximadamente, um mês.

De acordo com Silvia, o zoológico de Bauru abrigava um grupo de Sauim de Coleira na época em que enviou os dois adultos para Americana.

“Eles disponibilizaram para a gente porque tínhamos lugar para colocar. Então, a gente acabou recebendo aqui. Na verdade, é um hábito entre os zoológicos fazer esse tipo de troca de colaboração, para a gente poder ganhar experiência com a espécie e testar determinados manejos diferenciados”, contou.

Podcast Além da Capa
Diante da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19), em virtude da determinação de paralisação de atividades econômicas e do isolamento social forçado pela quarentena, o reflexo no mercado de trabalho é um dos principais termômetros para medir os danos. Nesse episódio, o editor Bruno Moreira conversa com o repórter George Aravanis, que trata do aumento dos pedidos de seguro-desemprego e acompanha os anúncios de suspensões de contrato de trabalho em empresas da RPT (Região do Polo Têxtil).